PRIMEIRA PROGRAMAÇÃO

Humor francês e política abrem a programação de 2026 da Sala Redenção

O Cinema da UFRGS homenageia o comediante francês Pierre Richard e apresenta retratos da política gaúcha entre os dias 12 e 23 de janeiro

Cena de Netto Perde Sua Alma - Imagem: Divulgação
Cena de Netto Perde Sua Alma - Imagem: Divulgação
Corsan Aegea — campanha 300x280

Abrindo a programação do ano, a Sala Redenção apresenta duas mostras entre os dias 12 e 23 de janeiro: às 16h, a Mostra de Autor dedicada a Pierre Richard e, às 19h, a “Mostra Cinema Político: 190 anos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul”

A Mostra de Autor celebra Pierre Richard, nome da comédia francesa e do cinema burlesco europeu. Ator e diretor, Richard tornou-se mundialmente conhecido a partir dos anos 1970 ao criar personagens excêntricos, sonhadores e desajeitados. Entre eles o “Loiro Alto de Sapato Preto” (1972).

Em diálogo com cineastas como Yves RobertFrancis Veber e Jacques Rozier, sua obra buscou articular riso e crítica social sob uma delicada camada melancólica. O resultado é “um cinema atemporal que segue encantando novas gerações”, destaca a Sala Redenção.

A “Mostra Cinema Político: 190 anos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul” percorre a trajetória histórica e política do Estado a partir de diferentes perspectivas, conflitos e épocas. Iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, ela reúne produções que colocam o Rio Grande do Sul no centro de debates sobre democracia, direitos humanos, poder, origem e revolta, evidenciando disputas sociais que contribuíram para moldar sua história.

O recorte inclui títulos que vão da adaptação épica “O Tempo e o Vento” (2013) à reconstituição da Revolução Federalista em “A Cabeça de Gumercindo Saraiva” (2018), passando pelo movimento da Legalidade em “Legalidade”, pelo olhar urbano e geracional de “Verdes Anos” (1984) — marco do cinema gaúcho ao retratar a juventude e o cotidiano durante a ditadura militar — até as urgências sociais contemporâneas abordadas em “Os Sobreviventes do Pampa” (2023)

Com entrada franca, a Sala Redenção está localizada no campus central da UFRGS, com acesso mais próximo pela rua Eng. Luiz Englert, 333.

Serviço

“Mostra de Autor: Pierre Richard + Mostra Cinema Político: 190 anos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul”

  • De 12 a 23 de janeiro
  • Sala Redenção – Cinema Universitário 
  • Rua Eng. Luiz Englert, 333 – campus central da UFRGS
  • Entrada franca
  • Site – ufrgs.br/difusaocultural
  • Instagram – @salaredencao

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.