De 14 de outubro a 7 de novembro, a Sala Redenção apresenta a mostra “Suspense e os caminhos do medo: Adaptações literárias no cinema francês”. Realizada em parceria com a Aliança Francesa de Porto Alegre, a programação exibe seis filmes franceses de suspense.
Para além do gênero, os longas em cartaz também têm em comum o fato de serem adaptações cinematográficas de obras literárias. Conforme a organização, este aspecto permite uma reflexão sobre como o suspense se molda a diferentes meios.
Assim, a seleção de filmes conduz o espectador por narrativas em que o medo assume formas distintas, em meio a cenários sombrios e personagens misteriosos.
Conhecido por muitos como o Hitchcock francês, o diretor Henri-Georges Clouzot é o destaque da programação. Ele terá três filmes em cartaz: “O Salário do Medo”, “As Diabólicas” e “O Assassino Mora no 21”. A mostra exibe, ainda, “Os Olhos sem Rosto”, de Georges Franju; “Uma Tão Longa Ausência”, de Henri Colpi; e “O Rei dos Elfos”, de Marie-Louise Iribe.
A programação na Sala Redenção tem, por fim, entrada franca e é aberta à comunidade em geral. O cinema da UFRGS fica no campus central da Universidade, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333.
Mais informações no site – ufrgs.br/difusaocultural, ou no Instagram – @salaredencao.
Programação da Sala Redenção
O SALÁRIO DO MEDO (Le Salaire de la peur)
(dir. Henri-Georges Clouzot | França | 1951 | 130 min)
Numa cidade sul-americana degradada, quatro homens são pagos para conduzir camiões carregados de nitroglicerina pela selva até ao campo petrolífero. As amizades são testadas e as rivalidades se desenvolvem à medida que embarcam nesta perigosa jornada.
14 de outubro | segunda-feira | 16h
29 de outubro | terça-feira | 16h
01 de novembro | sexta-feira | 19h
07 de novembro | quinta-feira | 16h
AS DIÁBOLICAS (Les Diaboliques)
(dir. Henri-Georges Clouzot | França | 1954 | 115 min)
A carinhosa esposa e a amante do tirânico professor Michel Delassalle se unem para matá-lo, devido ao seu comportamento sádico e violento.
14 de outubro | segunda-feira | 19h
17 de outubro | quinta-feira | 16h
31 de outubro | quinta-feira | 16h
04 de novembro | segunda-feira | 19h
O ASSASSINO MORA NO 21 (L’Assassin habite au 21)
(dir. Henri-Georges Clouzot | França | 1942 | 84 min)
Vários crimes, todos assinados com o mesmo cartão de visita posto sobre o cadáver, são cometidos em Montmartre. O delegado Wens descobre que o assassino mora numa pensão familiar. Disfarçado de pastor, ele resolve mudar-se para lá.
15 de outubro | terça-feira | 19h
25 de outubro | sexta-feira | 16h
28 de outubro | segunda-feira | 16h
OS OLHOS SEM ROSTO (Les Yeux sans visage)
(dir. Georges Franju | França | 1959 | 88 min)
O professor Genessier, um renomado cirurgião, deseja remodelar o rosto de sua filha Christiane, que ficou irreconhecível após um acidente de carro, mas para isso deve realizar enxertos de pele que retirou de outras meninas que se parecem com ela.
15 de outubro | terça-feira | 16h
31 de outubro | quinta-feira | 19h
05 de novembro | terça-feira | 16h
UMA TÃO LONGA AUSÊNCIA (Une aussi longue absence)
(dir. Henri Colpi | França | 1961 | 85 min)
Nos arredores de uma cidade francesa, a proprietária de um bistrô fica intrigada com um pedinte que passa diariamente em frente ao seu restaurante. Ela se espanta com a semelhança entre ele e seu marido, deportado há quinze anos, e começa a segui-lo.
16 de outubro | quarta-feira | 16h
28 de outubro | segunda-feira | 19h
04 de novembro | segunda-feira | 16h
O REI DOS ELFOS (Le Roi des Aulnes)
(dir. Marie-Louise Iribe | França | 1930 | 52min)
Baseado no poema de Goethe, um jovem corre para salvar a vida de seu filho, mas a morte, encarnada na imaginação da criança como Erlkönig, chama incessantemente.
17 de outubro | quinta-feira | 19h
30 de outubro | quarta-feira | 16h
06 de novembro | quarta-feira | 16h