A Cinemateca Paulo Amorim, instituição da Sedac (Secretaria de Estado da Cultura), exibirá os cinco filmes que competiram na mostra Sedac/Iecine, no 52° Festival de Cinema de Gramado. A partir desta quinta-feira (29), às 19h30, o público terá a oportunidade de conferir as produções de cineastas gaúchos, com exibições únicas. A programação tem entrada franca, e os ingressos poderão ser retirados na bilheteria uma hora antes do início da exibição.
Ao fim das sessões, haverá uma roda de conversa com os diretores. Estarão presentes Cristiane Oliveira, de “Até que a Música Pare”, na sexta-feira (30); Diego Müller, de “Infimundo”, no sábado (31); Cacá Nazário, junto com os atores Paulo Flores e Tania Farias, de “Um Corpo Só”, no domingo (1º); Thais Fernandes e Rafael Corrêa (também cartunista), de “Memórias de um Esclerosado”, na terça-feira (3).
Programação
Sessões da mostra Sedac/Iecine na Sala Eduardo Hirtz (Rua dos Andradas, 736, Porto Alegre)
Entrada franca
Dia 29 de agosto (quinta), às 19h30
A Transformação de Canuto
Sinopse: o filme dos diretores Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho combina ficção e documentário para recriar a história de Canuto, um homem que se transformou em onça e depois morreu tragicamente. O episódio já virou lenda e ainda povoa o imaginário
de uma pequena comunidade Mbyá-Guarani na fronteira entre o Brasil e a Argentina.
Dia 30 de agosto (sexta), às 19h30
Até que a Música Pare
Sinopse: o terceiro longa da diretora Cristiane Oliveira (depois de “Mulher do Pai” e “A Primeira Morte de Joana”) segue a trama de Chiara, uma senhora idosa e descendente de italianos, que sempre se dedicou à família e agora, sem os filhos em casa, terá que tomar algumas decisões importantes quando resolve acompanhar o marido em suas viagens como vendedor.
Dia 31 de agosto (sábado), às 19h30
Infinimundo
Sinopse: com direção de Bruno Martins e Diego Müller, o filme coloca os personagens em um ambiente fabular para mostrar o romance entre um jovem contador de histórias que chega à cidade do interior e se apaixona pela integrante de uma banda local – namoro que não é bem-visto pelo pai da moça. As locações foram na região de Santa Cruz do Sul e Sinimbu, duramente afetadas pelas enchentes de maio.
Dia 1 de setembro (domingo), às 19h30
Um Corpo Só
Sinopse: o diretor Cacá Nazário recupera a trajetória da Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui Traveiz, um dos grupos de teatro mais importantes do sul do Brasil. A partir de entrevistas com Paulo Flores, fundador do grupo, e sua companheira Tania Farias, o filme mostra uma história marcada por elementos de teatro, delírio, resistência e política.
Dia 3 de setembro (terça), às 19h30
Memórias de um Esclerosado
Sinopse: a diretora Thais Fernandes e o cartunista Rafael Corrêa assinam a direção deste documentário, que reúne as memórias do próprio Corrêa. Por meio de relatos bem humorados, desenhos e depoimentos de amigos, o filme conta a trajetória do artista, portador de uma doença degenerativa.