A Série de Música de Câmara da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre), fundação vinculada à Sedac (Secretaria de Estado da Cultura), retorna neste domingo (14). O Quinteto Som 5 se apresentará na Sala de Recitais da Casa da OSPA, às 18h. A entrada é gratuita, por ordem de chegada.
O programa é totalmente dedicado a instrumentos de sopro. O grupo é composto pelos músicos da OSPA Henrique Amado (flauta), Viktoria Tatour (oboé), Diego Grendene (clarinete), Altair Venâncio (fagote) e Nadabe Tomás (trompa).
O Quinteto Som 5 dará início ao recital com “Quinteto nº 1 em Si Bemol Maior”, de Franz Danzi (1763-1826). O compositor foi importante na transição entre as eras clássica e romântica da música de concerto.
Em seguida, será interpretada “Suíte para Quinteto de Instrumentos de Sopro”, de Oscar Lorenzo Fernández (1897-1948). Este é um dos nomes mais relevantes do modernismo no Brasil. A obra de Fernández é fortemente influenciada pelo folclore brasileiro, como evidenciado nos nomes de alguns movimentos, como “Pastoral (Crepúsculo no Sertão)” e “Fuga (Sacy-Pererê)”.
Por fim, o recital será encerrado com uma composição do século XX, de Paul Hindemith (1895-1963). “Kleine Kammermusik” é uma das duas peças de música de câmara publicadas por Hindemith em 1922, com influências do jazz e do trabalho de Igor Stravinsky.
Série “Música de Câmara”
A série “Música de Câmara” foi criada em 2016 com o objetivo de fortalecer a presença de grupos de câmara na programação da OSPA. As apresentações incluem repertórios diversos compostos para formações pequenas, incluindo música contemporânea. Com entrada gratuita, os recitais acontecem aos domingos, às 18h, na Sala de Recitais da Casa da OSPA. Este evento marca a 2ª edição da Temporada 2024.
Serviço
Série Música de Câmara – Quinteto Som 5
Data: 14/04, domingo
Horário: 18h
Local: Sala de Recitais da Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre)