Neste mês de agosto, o projeto Solo Piano recebe Pamela Ramos. A pianista, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UFRGS, apresenta recital no dia 26, segunda-feira, às 12h30, no Espaço Figueira do Centro Cultural da UFRGS. O local fica na Rua Eng. Luiz Englert, 333 – campus central (acesso pelo andar térreo), em Porto Alegre. A entrada é franca.
Natural de Maringá, no Paraná, Pamela tem uma trajetória de mais de vinte anos na área da música, como instrumentista e professora. De volta ao projeto Solo Piano, ela interpreta obras de Franz Schubert (1797-1828), Frederic Chopin (1810- 1849) e Claude Debussy (1862-1918).
O projeto Solo Piano é uma parceria entre o Centro Cultural da UFRGS e o Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes. A curadoria é do professor Ney Fialkow.
A iniciativa consiste em recitais mensais, sempre na última segunda-feira do mês. A proposta é oportunizar um momento de escuta e contemplação em meio à rotina apressada do campus central da Universidade. Outro objetivo é criar um espaço para o contato do público com o trabalho dos alunos de pós-graduação em piano da UFRGS, bem como de eventuais convidados de outras instituições.
A iniciativa tem apoio da Person Pianos e da Fundação Médica do Rio Grande do Sul.
Sobre Pamela Ramos
Pamela é bacharel em Piano pela UEM (Universidade Estadual de Maringá) e mestre em Piano pela UFRGS. Atualmente, cursa doutorado em Piano na Universidade, sob orientação da professora Catarina Domenici.
Paralelamente, a musicista mantém um estúdio particular em Porto Alegre, o “Pam Piano Studio”, no qual ministra aulas do instrumento. Além disso, atua como pianista colaboradora, principalmente em recitais e provas de graduação e pós-graduação.
Programa
Franz Schubert (1797-1828)
4 Impromptus, D.899 / Op.90
- No. 1 in C minor, Allegro molto moderato
- No. 2 in E-flat major, Allegro
- No. 3 in G-flat major, Andante
- No. 4 in A-flat major, Allegretto
Frederic Chopin (1810- 1849)
- Étude Op. 25 nº 1 in A Flat Major
Claude Debussy (1862-1918)
- Étude pour les arpèges composés nº 11