Porto Alegre e Rio Grande do Sul - A nova temporada de concertos da Ospa* (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) vai começar no dia 14 de março. Nesse dia, uma sexta-feira, às 20h, o Complexo Cultural Casa da Ospa receberá como convidada a harpista russa Ekaterina Dvoretskaya, em sua estreia no Brasil.
A regência será do maestro e diretor artístico da Ospa, Manfredo Schmiedt. Ele guiará o programa será dedicado aos compositores russos Reinhold Glière e Nikolai Rimsky-Korsakov.
A venda de ingressos começou nesta quinta-feira (27), pelo Sympla, com valores iguais aos de 2024, entre R$ 10 e R$ 50. A apresentação terá transmição pelo canal da Ospa no YouTube.
“Para essa abertura simbólica, escolhi duas obras que dialogam entre sutileza e intensidade. Ao destacar a harpa e contar com a presença da talentosa solista russa Ekaterina Dvoretskaya, reafirmo meu compromisso em ampliar espaços na música e convido o público a se encantar com a riqueza e a diversidade dos instrumentos musicais”, afirma Manfredo Schmiedt.
Mês da mulher
A apresentação integra a programação da Sedac no Mês da Mulher. A harpista Ekaterina Dvoretskaya, reconhecida em premiações internacionais, estará à frente da Ospa como solista da obra “Concerto para Harpa e Orquestra”, do compositor russo Reinhold Glière (1875-1956).
A harpista estudou na Escola Central de Música do Conservatório Tchaikovsky de Moscou (2010-2021). Em seguida, em 2023, tornou-se aluna do Koninklijk Conservatorium Brussel, sob a orientação de Agnès Clément.
Desde 2020, é solista da Casa da Música de São Petersburgo e, desde 2022, da Orquestra Juvenil Pan-Russa. Realizou recitais solo e colaborou com orquestras renomadas em locais icônicos. Entre eles como o Royal Theatre La Monnaie (Bruxelas), os Teatros Bolshoi (Moscou) e Mariinsky (São Petersburgo) e a Filarmônica de Moscou.
Além disso, venceu o Concurso Internacional de Harpa de Israel (2022), o III Concurso de Música Pan-Russo (2020) e a Harpa de Ouro (2024), entre outras competições.
Projeto Notas de Concerto
Quem desejar descobrir mais detalhes sobre o programa pode prestigiar o Notas de Concerto. Trata-se de um projeto de formação de público que traz comentários e curiosidades sobre cada obra que é apresentada pela Orquestra na Série Casa da Ospa.
O professor explica
Ainda, no mesmo dia do concerto, às 19h, o professor Francisco Marshall faz a explanação na Sala de Recitais da Casa da Ospa. A entrada ocorre mediante apresentação do ingresso do concerto.
Ao longo de 2025, outros especialistas comentarão os concertos da Série Casa da Ospa. Os encontros ocorrem na Sala de Recitais e terão transmissão ao vivo pelo canal da Ospa no YouTube.
*Fundação vinculada à Sedac (Secretaria de Estado da Cultura)