
A Ospa Jovem, orquestra sinfônica da Escola de Música da Ospa – Conservatório Pablo Komlós, vai apresentar os concertos de abertura e de encerramento do 1º Fimu (Festival de Integração Musical de Porto Alegre), nos dias 23 e 28 de setembro, no Complexo Cultural Casa da Ospa. Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis no Sympla. Os concertos contam com intérpretes de Libras e integram a programação oficial da Fospa (Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre), vinculada à Sedac (Secretaria de Estado da Cultura).
A atração de abertura, “Mestres Acadêmicos”, presta homenagem aos educadores musicais, com solos de professores da Escola da Ospa. Já no encerramento, os ritmos latinoamericanos juntam-se à música orquestral em “Latinescências”, programação que une diversas orquestras e encerra o festival com cerca de 120 jovens músicos no palco.
Concerto de abertura
Na próxima terça-feira (23), às 20h, a programação do festival inicia com clássicos do romantismo e da música brasileira. O espetáculo começa com a Camerata Jovem da Casa da Música, que interpreta peças de Felix Mendelssohn e Heitor Villa-Lobos. Na sequência, a Ospa Jovem apresenta obras dos compositores Gabriel Fauré e Johannes Brahms, sob regência de Arthur Barbosa. Estarão na formação da orquestra os músicos e professores da Fospa Israel Oliveira e Rodrigo Alquati.
Encerramento
A atração final acontece no dia 28 de setembro (domingo), às 18h, reunindo no palco todos os grupos participantes do Fimu. O programa é dividido em quatro partes, com a orquestra iniciante interpretando obras folclóricas brasileiras e também do compositor Merle John Isaac. Já a orquestra intermediária executa peças de Jean Sibelius e Tchaikovsky. Logo após, a Ospa Jovem apresenta “Abertura Lo Schiavo”, de Antônio Carlos Gomes, e “Huapango”, de José Pablo Moncayo García. Ao fim, todas as formações se unem em um grande concerto coletivo. O programa completo está disponível no site da Ospa.
Sobre o 1º Festival de Integração Musical
O Fimu é um encontro inédito em Porto Alegre que reúne orquestras jovens e projetos sociais da Região Metropolitana, envolvendo cerca de 120 crianças e adolescentes. Ao longo da semana, os participantes terão oficinas de instrumentos e prática coletiva com professores convidados, além de ensaios abertos e atividades formativas.
A iniciativa é idealizada e dirigida artisticamente pelo maestro Arthur Barbosa, violinista da Ospa e maestro da Ospa Jovem. No total, sete instituições participam do Festival: Orquestra Jovem da Casa da Música, Projeto Ouviravida, Orquestra Jovem Projari Guaíba, Projeto Vida com Arte, Orquestra Villa-Lobos, Orquestra Jovem do RS e Ospa Jovem.
Serviço
Concerto de abertura do Fimu – “Mestres Acadêmicos”
- Quando: Terça-feira (23/9), às 20h
- Onde: Complexo Cultural Casa da Ospa (Caff – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre)
- Entrada gratuita – Retirada antecipada de ingressos pelo Sympla
Concerto de encerramento do Fimu – “Latinescências”
- Quando: Domingo (28/9), às 18h
- Onde: Complexo Cultural Casa da Ospa (Caff – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre)
- Entrada gratuita – Retirada antecipada de ingressos pelo Sympla
Os dois eventos disponibilizam medidas de acessibilidade.
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.
