A Ospa (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre), fundação vinculada à Sedac (Secretaria de Estado da Cultura), apresenta uma programação variada neste final de semana.
No sábado (23), às 20h, a música de concerto brasileira toma conta da Sala Sinfônica. A orquestra apresenta o regente convidado Anderson Alves e a solista Gabriele Leite, ao violão. Para adquirir os ingressos, que saem por valores entre R$ 10,00 e R$ 50,00, é preciso acessar o Sympla.
Em seguida, no domingo (24), às 18h, dez músicos da Ospa se juntam para o recital gratuito “O Carnaval dos Animais”, na Sala de Recitais. A apresentação destaca a famosa obra de Camille Saint-Saëns. Abaixo, mais detalhes sobre os dois eventos.
Concerto Brasil Musical
Após uma grande apresentação em 2021, o maestro carioca Anderson Alves volta a reger a Ospa neste sábado (23). O programa é inteiramente dedicado à música brasileira de concerto, que integra a programação do Novembro Negro, da Sedac.
Dessa forma, Alves é regente titular da OSB Jovem (Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem), regente da OBSM (Orquestra Sinfônica de Barra Mansa) e diretor musical do Coro de Câmara Carioca. Além disso, ele atua como maestro convidado das principais orquestras brasileiras e em países como Argentina, França, México, Espanha e Portugal.
Nacionalismo desde o início
A apresentação inicia com “O Garatuja”, obra do compositor nacionalista Alberto Nepomuceno (1864-1920). Ele é um dos primeiros a empregar sistematicamente elementos do folclore brasileiro em suas composições. Em 2024, completam-se 160 anos de seu nascimento.
Ospa apresenta Villa-Lobos
Em seguida, a Ospa se lança ao famoso concerto para violão de Heitor Villa-Lobos (1887-1959). A solista é a violonista Gabriele Leite, um dos destaques da nova geração de músicos brasileiros.
Gabriele foi a primeira violonista clássica listada na Forbes Under 30 (2021), além de ter indicação ao Prêmio da Música Brasileira (2024) na categoria “Revelação”. Com mestrado pela Manhattan School of Music e doutorado na Stony Brook University, a musicista é cofundadora da Brazilian Classical Guitar Community (BCGC). Além disso, ela lançou o álbum “Territórios” em novembro de 2023.
“Villa-Lobos deixou uma vasta e substancial produção para violão solo. Tocar este concerto de Villa-Lobos é, de certa forma, uma oportunidade de explorar os detalhes que revelam a integralidade de suas composições para violão. Cada movimento traz em si uma faceta única, que vai desde pequenos motivos de músicas folclóricas até influências da ‘Partita nº 6’ (cravo) de Bach, que serve de inspiração para o segundo movimento”, diz Gabriele.
Poema sinfônico
Na segunda parte do programa, a Ospa apresenta “Caetê Jururê (A súplica da floresta)”, de Edmundo Villani-Côrtes. “É um lindo poema sinfônico, que retrata um pedido de socorro para que as florestas não continuem sendo destruídas”, afirma o maestro Anderson Alves. Encerrando a apresentação, a Orquestra interpreta uma das obras mais renomadas de Heitor Villa-Lobos: “Bachianas Brasileiras nº 4”.
Uma hora antes do espetáculo, na palestra Notas de Concerto, o público poderá conhecer mais sobre o programa, com o violoncelista e mestre em música Murilo Alves. O evento acontece na Sala de Recitais e tem transmissão ao vivo pelo YouTube, assim como o concerto.
Recital O Carnaval dos Animais
Em novembro, a Série Música de Câmara destaca uma das obras mais famosas do compositor francês Camille Saint-Saëns: “O Carnaval dos Animais”. Um grupo de músicos da Ospa foi reunido especialmente para a apresentação, incluindo os dois pianistas, André Carrara e Eduardo Knob, além de Pablo Schinke (violoncelo), Henrique Amado (flauta), João Senna (viola), Francisco Coser (violino), Lucas Bernardo Gonçalves (violino), Ariane Rovesse (clarinete), Carlos Torrecilhas (contrabaixo) e Gabriel Moraes (percussão).
Para abrir o recital, o grupo apresenta “Suíte para Violino e Contrabaixo”, de Reinhold Glière (1875-1956), uma obra que “explora o contraste entre o violino, ágil e expressivo, e o contrabaixo, profundo e majestoso”, segundo a clarinetista Ariane Rovesse. Em seguida, o conjunto interpreta a célebre “O Carnaval dos Animais”, composta em 1886 por Saint-Saëns.
Escrita como uma brincadeira na época do Carnaval, a peça retrata diferentes animais, construindo uma sátira a personalidades da sociedade francesa. O autor só apresentou o trabalho duas vezes, por medo que prejudicasse a sua carreira. “Cada movimento é uma pequena joia musical, rica em caráter e invenção, e marcada por alusões a outros compositores e estilos, revelando a habilidade de Saint-Saëns em unir virtuosismo e leveza”, comenta Ariane.