MÚSICA DE ORQUESTRA

Ospa sedia concerto especial e pré-lançamento de CD com Quinteto Villa-Lobos

Orquestra apresenta concerto “Bruckner 7”, nesta sexta-feira (25), e o recital “Ospa e Convidados vol. 2 – Sons do Brasil”, no sábado (26)

Evento de sexta-feira conta com a maestrina grega Zoe Zeniodi na regência do espetáculo
Foto: Luiza Piffero/Divulgação Ospa
Evento de sexta-feira conta com a maestrina grega Zoe Zeniodi na regência do espetáculo Foto: Luiza Piffero/Divulgação Ospa

A Ospa* (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) prepara duas atrações para esta semana. São elas: sob regência de Zoe Zeniodi, a Ospa apresenta o concerto “Bruckner 7”, nesta sexta-feira (25), e o recital de pré-lançamento do CD “Ospa e Convidados vol. 2 – Sons do Brasil”, no sábado (26). As atividades acontecem no Complexo Cultural Casa da Ospa e contam com a participação do Quinteto Villa-Lobos.

Concerto “Bruckner 7”

O concerto “Bruckner 7” faz referência à Sétima Sinfonia do compositor austríaco Anton Bruckner (1824 – 1896), um dos pilares da música de concerto no século 19. Sob regência da maestrina grega Zoe Zeniodi, a Ospa executa uma das sinfonias mais importantes e conhecidas do movimento romântico a partir das 20h.

Estreada em 1984, em Leipzig, considera-se a Sétima Sinfonia o maior êxito da vida de Bruckner. O artista escreveu os compassos finais do adágio em homenagem a Richard Wagner, que havia falecido, e também foram tocados no enterro do próprio Bruckner, em 1896. A regente Zoe Zeniodi ressalta a profunda espiritualidade e grandiosidade da obra:

“Neste monumento sonoro em que tempo e espaço parecem suspensos, Bruckner dá voz a uma alma humana em busca do infinito, enfrentando a mortalidade não com desespero, mas com fé. Sua música torna-se a ponte entre o terreno e o divino.”

O programa do concerto também inclui a obra “Novos Ventos”, do compositor brasileiro Gilson Santos, que será interpretada pela Ospa tendo o Quinteto Villa-Lobos como solista convidado. O renomado grupo de sopros carioca está em atividade desde 1962, sendo um dos mais antigos do Brasil. Atualmente, é formado por Rubem Schuenck (flauta), Rodrigo Herculano (oboé), Cristiano Alves (clarineta), Philip Doyle (trompa) e Aloysio Fagerlande (fagote). Segundo o grupo, “Novos Ventos” propõe um mergulho nas raízes afro-brasileiras:

“Inspirada em danças e ritmos que ecoam a chegada forçada de diferentes nações africanas ao Brasil (especialmente no Cais do Valongo, no Rio de Janeiro), a peça evoca a resistência e a criatividade que brotam dessas heranças.”

Palestra

Antes da apresentação acontece a palestra Notas de Concerto, às 19h, na Sala de Recitais. Na edição desta sexta-feira, o flautista da Ospa, Leonardo Winter, recebe o público trazendo informações e curiosidades sobre as obras de Bruckner e Santos. O encontro pode ser acompanhado presencialmente, com o mesmo ingresso válido para o concerto. A venda de ingressos já está disponível na página da Ospa na plataforma Sympla.

canal da Ospa no YouTube também irá realizar transmissões ao vivo tanto para a palestra quanto para o concerto.

Pré-lançamento CD “Ospa e Convidados vol. 2 – Sons do Brasil”

Um dia depois do concerto “Bruckner 7”, o Quinteto Villa-Lobos retorna ao Complexo Cultural Casa da Ospa para um evento especial: o pré-lançamento do CD “Ospa e Convidados vol. 2 – Sons do Brasil”. Gravado pela Ospa sob regência do maestro Evandro Matté, em 2022, o álbum une a música de concerto com diversos gêneros da música popular brasileira. 

No disco, o Quinteto Villa-Lobos participou como solista convidado em uma obra encomendada especialmente ao renomado compositor brasileiro Liduino Pitombeira, intitulada “Villa: Concerto para quinteto de sopros e orquestra de cordas”. Além disso, o premiado flautista da Ospa, Artur Elias, foi o solista em concerto para flauta e orquestra de outro grande nome contemporâneo, o mineiro Edmundo Villani-Côrtes. Por fim, o CD inclui “Choros nº 6”, obra fundamental de Heitor Villa-Lobos (1887-1959). 

Para comemorar o pré-lançamento do CD, o Quinteto Villa-Lobos realiza um breve recital a partir das 17h de sábado, na Sala de Recitais da Casa da Ospa. O grupo apresentará um repertório que transita entre o choro, a valsa, o frevo e a canção popular brasileira.

Além de compositores consagrados, como Dorival Caymmi (1914-2008) e Pixinguinha (1897-1973), o grupo toca versões inéditas de obras dedicadas especialmente ao Quinteto por nomes como Paulo Sérgio Santos e K-Ximbinho (1917-1980). O público que comparecer ao recital poderá saber mais sobre o CD, que será vendido no Memorial da Ospa e estará disponível nas principais plataformas de streaming.

Serviço

Concerto da Série Casa da Ospa – Bruckner 7

  • Quando: Sexta-feira (25/7)
  • Palestra Notas de Concerto: 19h | Concerto: 20h
  • Onde: Sala Sinfônica do Complexo Cultural Casa da Ospa (Caff – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre)
  • Ingressos: De R$ 10 a R$ 50. Disponíveis para compra na página da Ospa na plataforma Sympla ou na Casa da Ospa no dia do concerto, das 15h às 20h
  • Transmissão ao vivo: às 19h (Notas de Concerto) e às 20h (concerto), no canal da Ospa no YouTube
  • Programa do concerto: Acesse o programa completo no site da Ospa

Recital de Pré-lançamento do CD “Ospa e Convidados vol. 2 – Sons do Brasil”

  • Quando: Sábado (26/7), 17h
  • Onde: Sala de Recitais do Complexo Cultural Casa da Ospa (Caff – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre)
  • Ingressos: Entrada gratuita
  • Programa do recital: Acesse o programa completo no site da Ospa
    Os eventos disponibilizam medidas de acessibilidade.

*Fundação vinculada à Sedac (Secretaria da Cultura)