RETOMADA

Ospa anuncia concertos em Santa Cruz do Sul e Taquara

Os concertos da Ospa fazem parte da programação organizada pela Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã.

Foto: Leonel Jacques/Divulgação
Foto: Leonel Jacques/Divulgação

A Ospa (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) anunciou seus primeiros concertos após a interrupção da programação artística por causa das enchentes do Rio Grande do Sul.

Na sexta-feira (28) e no sábado (29), a orquestra viaja a Santa Cruz do Sul e Taquara, respectivamente, para duas apresentações alusivas ao Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul.

Com regência de Evandro Matté e participação da cantora lírica Carol Braga, a orquestra da Ospa interpreta o mesmo programa nas duas datas, com obras de Beethoven, Bach e outros grandes compositores germânicos.

Na sexta, a orquestra faz apresentação uma gratuita na Catedral São João Batista, em Santa Cruz do Sul, às 19h. No dia seguinte, o concerto será em Taquara, no Centro de Eventos da Faccat, às 20h – os ingressos já podem ser retirados na Faccat, no Sesc Taquara e na Biblioteca Pública de Taquara, em troca de 1 litro de leite de caixinha.

Sobre o repertório

Os concertos em Santa Cruz do Sul e Taquara incluem alguns dos maiores nomes da música alemã: Ludwig van Beethoven (1770-1827), Johann Sebastian Bach (1685-1750), Johannes Brahms (1833-1897), Georg Friedrich Händel (1685-1759) e Jacques Offenbach (1819 – 1880).

O repertório contempla também outros compositores de língua alemã, como os austríacos Franz Schubert (1797-1828), Johann Strauss II (1825-1899) e Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791).

Como é tradição nos concertos da Ospa no interior, o programa traz uma peça brasileira: “O Garatuja”, composta por Alberto Nepomuceno e inspirada no romance homônimo de José de Alencar. Mezzo-soprano de destaque na cena operística brasileira, Carol Braga cantará duas peças com a OSPA: “He Shall Feed His Flock”, do oratório Messiah, de Händel, e “Parto, Ma Tu Ben Mio”, da ópera “La Clemenza di Tito”, de Mozart.