DESENVOLVIMENTO ARTÍSTICO

Primeira Orquestra Jovem Sesc do RS tem aula inaugural

Inédita no Estado, Orquestra Jovem Sesc do RS visa fomentar a sensibilização musical, instrumental e social

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A música está prestes a ganhar novos rostos na comunidade pelotense com a primeira Orquestra Jovem Sesc do Rio Grande do Sul. A aula inaugural do projeto será no dia 6 de janeiro, primeira segunda-feira do ano, no Sesc Pelotas (Rua Félix da Cunha, 811).

A atividade acontecerá das 14h às 18h. Ela reunirá alunos, professores e autoridades, celebrando o início das aulas e a formação da orquestra.

A orquestra terá 40 alunos, 20 para a classe de violino, 10 para a classe de viola, seis para a classe de violoncelo e quatro para a classe de contrabaixo. O objetivo da Orquestra Jovem Sesc, inédita no Estado, é estimular o desenvolvimento artístico individual do aluno, com um trabalho de socialização e vivência musical em conjunto.

Assim, a iniciativa oferece, por meio das aulas, ensaios e apresentações musicais, atividades que contribuam para a formação da cidadania dos integrantes. Dessa forma, já no primeiro mês de encontros, os alunos poderão vivenciar o 13º Festival Internacional Sesc de Música. E, assim, ter contato com as Orquestras Jovens Sesc de outros Estados.

Entre eles Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Roraima e Sergipe. Eles visitarão Pelotas para o tradicional evento.

“Pelotas, a casa do Festival Internacional Sesc de Música, conta, a partir de agora, com a primeira Orquestra Jovem Sesc do Rio Grande do Sul. Essa é mais uma iniciativa de promoção e fomento da cultura. Não só musical, mas também instrumental e social, que nasce como uma amplificação duradoura do trabalho que realizamos há quase treze edições com o festival e que se torna um legado contínuo da sensibilização musical na comunidade”. Quem afirma, por fim, é Luis Fernando Parada, diretor do Sesc Pelotas.