CULTURA

Escola da OSPA estreia Orquestra de Sopros com concerto “Clássicos do Brasil”

Grupo é formado por alunos de sopros e percussão da Escola da OSPA e faz estreia com regência de Wilthon Matos

Orquestra de Sopros da Escola da OSPA ensaia sob regência de Wilthon Matos - Foto: José Kalil
Orquestra de Sopros da Escola da OSPA ensaia sob regência de Wilthon Matos - Foto: José Kalil

A Orquestra de Sopros da Escola da OSPA se apresenta pela primeira vez na quarta-feira (28), às 20h, na Sala Sinfônica do Complexo Cultural Casa da OSPA. O concerto “Clássicos do Brasil” marca a estreia deste grupo, que reúne estudantes de sopro e percussão do Conservatório Pablo Komlós – Escola da OSPA*.

A regência é do maestro Wilthon Matos, que também é músico da OSPA. Assim, a Orquestra de Sopros realizará mais quatro concertos em 2025, previstos para julho, setembro, outubro e dezembro, sempre às quartas-feiras.

Diversidade nacional

O concerto Clássicos do Brasil é uma homenagem à diversidade rítmica e melódica da música nacional. O repertório inclui obras de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), Luiz Gonzaga (1912-1989), Noel Rosa (1910-1937), entre outros.

Também haverá estreia mundial de Abertura Brasilidades, do compositor Neemias Santos, que celebra gêneros como o choro, o samba e o baião. Outro destaque é a suíte Carnavalesca Mirim, de Hudson Nogueira, que traduz em três movimentos o espírito lúdico e festivo das manifestações populares do país.

A orquestra de sopros

Formada por cerca de 25 alunos dos níveis iniciante e intermediário, a Orquestra de Sopros da Escola da OSPA dá continuidade à antiga Banda Sinfônica da instituição. Ao longo do ano, os jovens músicos apresentarão repertórios que incluem trilhas sonoras de filmes, obras dedicadas à primavera e às celebrações natalinas.

“Uma proposta renovada que une prática orquestral, excelência artística e, acima de tudo, um forte compromisso com a inclusão social”, destaca o maestro Wilthon Matos.

Oferecendo vivências orquestrais acessíveis, enriquecedoras e desafiadoras, a orquestra está em expansão: em breve, será lançado um novo edital para estudantes interessados em integrar o grupo.

*Instituição vinculada à Sedac-RS (Secretaria de Estado da Cultura).