MÚSICA DE CÂMARA

Ópera Estúdio promove recital aberto ao público

No Ópera Estúdio, novos talentos do canto lírico interpretam repertório voltado à música de câmara vocal

Jou Bennemann no 1º Recital Vozes do Ópera Estúdio _ crédito: Vitória Proença/ Divulgação OSPA
Jou Bennemann no 1º Recital Vozes do Ópera Estúdio _ crédito: Vitória Proença/ Divulgação OSPA

O Ópera Estúdio convida o público para um recital gratuito no próximo dia 26 de setembro, quinta-feira, às 19h. O projeto é um curso de Formação Interdisciplinar para Cantores Líricos e Pianistas Correpetidores com realização da Sedac (Secretaria de Estado da Cultura), por meio da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre).

Alunos do projeto vão interpretar peças de grandes compositores brasileiros, alemães e franceses. A apresentação recebeu o nome de “Recital de Música de Câmara Vocal” ocorrerá no Teatro Oficina Olga Reverbel do Complexo Cultural Theatro São Pedro. A entrada será por ordem de chegada.

Neste, que será o primeiro recital do Ópera Estúdio em 2024, os cantores líricos do projeto interpretam peças individuais. O acompanhamento será do pianista Patrick Menuzzi e do aluno de correpetição Helson Sanctu.

Além disso, há previsão de obras de Schumann, Schubert, Shostakovich, Fauré, Debussy, Villa-lobos, Waldemar Henrique, Allan Berg, Poulenc Dvorák e Carreño.

Responsável pelo recital, a cantora lírica e diretora pedagógica do Ópera Estúdio, Eiko Senda, explica que o repertório volta-se exclusivamente à música de câmara. “Muitas vezes, as canções são menos valorizadas no Brasil. Neste Ópera Estúdio não vamos falar apenas da ópera. Queremos valorizar a música de câmara porque quem canta melhor a música de câmara automaticamente canta melhor a ópera”. 

As apresentações do Ópera Estúdio funcionam como uma vitrine para os talentos do projeto. Ao mesmo tempo, consolida o evento como opção de programa acessível para os amantes do canto lírico.

Em seguida, após o Recital de Música de Câmara Vocal, no dia 26, haverá um espetáculo cênico no dia 29 de outubro e a montagem completa da ópera “Gianni Schicchi”, de Giacomo Puccini (1858- 1924). Trata-se, assim, de um compositor italiano cujo centenário de morte será homenageado pelo Ópera Estúdio, nos dias 30/11 e 1º/12.

Ópera Estúdio

O Ópera Estúdio começou em 2022 com o objetivo de fomentar a arte da ópera no Rio Grande do Sul. A iniciativa oferece formação gratuita para cantores líricos e pianistas correpetidores.

Após participar de seleção, o projeto selecionou 18 candidatos para o curso. A grade prevê aulas regulares, workshops e masterclasses sobre canto, repertório, expressão corporal e cênica.

Assim, o compositor e professor Celso Loureiro Chaves ministrou a aula inaugural em 10 de setembro. Em 2024, a equipe de professores inclui ainda Eiko Senda, Flávio Leite, Sérgio Sisto e Carlota Albuquerque, além do pianista correpetidor Patrick Menuzzi.

Além disso, para os módulos intensivos, o Ópera Estúdio convidou Vitor Philomeno e Cristine Guse. A coordenação-geral do Ópera Estúdio 2024 é do diretor artístico da OSPA, Evandro Matté. Além de professores, Flávio Leite e Eiko Senda são os diretores pedagógicos do projeto. 

Neste ano, a terceira edição do projeto tem, por fim, parceria cultural da CORS (Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul) e da FTSP (Fundação Theatro São Pedro). Mais informações: ospa.rs.gov.br/opera-estudio.