Na próxima terça-feira (29), os participantes do Ópera Estúdio apresentam Experimentos Poéticos. O evento começa às 19h, no Teatro Oficina Olga Reverbel do Multipalco. A entrada é franca e por ordem de chegada.
O Ópera Estúdio teve início em 2022. O projeto oferece formação gratuita para cantores líricos e pianistas correpetidores. Neste ano, a terceira edição do projeto é uma realização da Sedac (Secretaria de Estado da Cultura), por meio da Ospa (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre).
Neste ano, a apresentação trata-se de um espetáculo cênico-musical baseado nas canções de câmara de Giacomo Puccini (1858-1924). Ele é autor de algumas das maiores óperas já escritas, como “La Bohème”, “Madame Butterfly” e “Tosca”. Além disso, também foi um prolífico compositor de canções para voz e piano.
A editora Casa Ricordi acaba de lançar na Itália uma leva inédita dessas obras, em homenagem aos 100 anos de morte do compositor. Agora apresenta-se em Porto Alegre pela primeira vez.
“Será a primeira vez que a obra integral para voz e piano de Puccini será apresentada no Rio Grande do Sul. Na verdade, são canções inéditas no mundo inteiro porque usamos material recém lançado pela Ricordi em homenagem aos 100 anos de morte de Puccini”, explica Flávio Leite, diretor pedagógico do Ópera Estúdio.
O Ópera Estúdio conta, por fim, com a parceria cultural da CORS (Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul) e da FTSP (Fundação Theatro São Pedro). A coordenação-geral do Ópera Estúdio 2024 é do diretor artístico da OSPA, Evandro Matté. Além de professores, Flávio Leite e Eiko Senda são, dessa forma, os diretores pedagógicos do projeto.