MÚSICA ERUDITA

Ópera Estúdio abre inscrições para 16 vagas 

Desde a primeira edição em 2022, o projeto tem oferecido aulas gratuitas para cantores líricos que buscam se profissionalizar

Foto: Vitória Proença
Foto: Vitória Proença

Depois de duas edições oferecendo aulas gratuitas para dezenas de artistas, o Ópera Estúdio – Curso de Formação Interdisciplinar para Cantores Líricos e Pianistas Correpetidores está de volta com novidades. Neste ano, serão disponibilizadas 16 vagas para alunos de canto e piano, além de 5 vagas para suplentes.

O período de inscrições começa nesta quarta-feira (3) e se estende até 5 de maio, no site ospa.rs.gov.br/opera-estudio, onde já está disponível o edital com todas as informações. Além de preencher a ficha de inscrição, os candidatos devem anexar currículo e carta de intenção. Cantores devem gravar duas árias de ópera em idiomas diferentes; pianistas devem gravar uma Fuga a 4 Vozes de Bach e um trecho de ópera tocando e cantando ao mesmo tempo. 

A terceira edição do projeto, que visa promover a arte da ópera no Rio Grande do Sul, é realizada pela OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre), fundação vinculada à Sedac (Secretaria de Estado da Cultura), em parceria cultural com a CORS (Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul) e a FTSP (Fundação Theatro São Pedro). 

Após seleção por audições, os candidatos aprovados terão aulas de setembro a dezembro deste ano na Casa da OSPA e no Complexo Theatro São Pedro e Multipalco. Através de aulas regulares, workshops e masterclasses, eles serão instruídos sobre canto, repertório, expressão corporal, cênica, entre outros temas. Além disso, terão a oportunidade de compartilhar o aprendizado em três apresentações abertas ao público: o recital “A Voz em Conjunto”, o espetáculo cênico “Puccini e a Essência Lírica” e a montagem completa da ópera “Gianni Schicchi”, de Giacomo Puccini. Os alunos receberão cachê por cada apresentação. 

Desde a primeira edição em 2022, o Ópera Estúdio tem oferecido aulas gratuitas para cantores líricos que buscam se profissionalizar. O quadro docente inclui algumas das maiores referências da música no Brasil, tornando o projeto único no país. Em 2024, a equipe de professores conta com Eiko Senda, Flávio Leite, Sérgio Sisto, Carlota Albuquerque e o pianista correpetidor Patrick Menuzzi. Para os módulos intensivos, foram selecionados Vitor Philomeno, João Guilherme Ripper, Julianna Santos e Cristine Guse. O compositor e professor Celso Loureiro Chaves fará uma aula inaugural sobre Puccini, em homenagem aos 200 anos de seu nascimento. 

A coordenação geral do Ópera Estúdio 2024 é de responsabilidade do diretor artístico da OSPA, Evandro Matté. Além de professor, Flávio Leite atua como diretor pedagógico do projeto. 

Mais informações no edital disponível em: ospa.rs.gov.br/opera-estudio e pelo e-mail [email protected]