CULTURA

Mercado de Arte encerra 2025 no dia 14 de dezembro em Caxias do Sul

Feira reúne artistas visuais e promove comercialização de obras no Ordovás.

Mercado de Arte Novembro  - Foto: Juliane Ribas
Mercado de Arte Novembro - Foto: Juliane Ribas

O Mercado de Arte é uma feira dedicada à produção artística do segmento das artes visuais e promovida pela Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul. A atividade apresenta obras de diferentes linguagens e técnicas de artistas da cidade, da Serra Gaúcha e da região metropolitana. A última edição de 2025 será no domingo, 14 de dezembro, a partir das 15h30, no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, na Rua Luiz Antunes, 312.

O objetivo é reunir artistas visuais e suas obras para valorizar, fomentar e estimular a produção artística local. O evento é exclusivo das artes visuais e contará com exposição e comercialização de fotografias, serigrafias, gravuras, xilogravuras, litogravuras, desenhos, pinturas, esculturas, aquarelas, colagens, fanzines, lambe-lambe e outras técnicas.

Participam desta edição Alex Pessôa, Diogo Borba, Gesiel Oliveira, Íkaro, Larissa Pasqualotto Scopel, Luana Bacana, Marciah Casal, Maff, Marias Lavrandeiras, Marina Procházka, Sabrina Dani, Sergio Rodrigues, Tesla Studio, Vibiana Cornutti de Lucena e Victor Hugo Porto.

Além da variedade de obras para apreciação e compra, a programação inclui, às 16h30, a Visita Guiada ao AMARP (Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul). O evento também contará com discotecagem do DJ Chico Algo, no palco do Zarabatana Café, com repertório que mescla cumbia, reggaeton e salsa com samba, forró, MPB e eletrônico.

A mediação da visita ao AMARP será conduzida pelo servidor e historiador Felipe da Silva Vitória e pela curadora e gerente da Unidade de Artes Visuais, Mona Carvalho. O ponto de encontro será às 16h30, em frente à sala administrativa da Unidade de Artes Visuais, no térreo do Centro de Cultura.

O acervo completa, em 2025, 50 anos desde sua criação como Aldo Locatelli em 1975. O AMARP foi instituído em 7 de maio de 2004 para conservar a produção artística da cidade. O acervo reúne obras de diferentes linguagens e de artistas de renome local e nacional. A UAV (Unidade de Artes Visuais) realiza a guarda, conservação, manutenção e registro das obras, além de promover ações internas e externas com as peças em exposições e materiais educativos.

A coordenadora da Unidade de Artes Visuais e criadora do projeto, Mona Carvalho, afirma que o Mercado de Arte oferece para Caxias do Sul um espaço específico para a comercialização de obras, ampliando a valorização e o investimento na arte local.

O Mercado de Arte tem apoio cultural da Sittal Madeiras, tem entrada franca e ocorrerá das 15h30 às 19h30 no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, na Rua Luiz Antunes, 312, no bairro Panazzolo, em Caxias do Sul.

Serviço

Mercado de Arte – Feira Exclusiva de Artes Visuais

Com obras dos artistas: Alex Pessôa, Diogo Borba, Gesiel Oliveira, Íkaro, Larissa Pasqualotto Scopel, Luana Bacana, Marciah Casal, Maff, Marias Lavrandeiras, Marina Procházka, Sabrina Dani, Sergio Rodrigues, Tesla Studio, Vibiana Cornutti de Lucena e Victor Hugo Porto. 
• DJ Chico Algo
• Visita ao AMARP

  • Dia: 14 de dezembro de 2025, domingo, das 15h30min às 19h30min
  • Local: Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
    (Rua Luiz Antunes, 312, Bairro Panazzolo, Caxias do Sul/RS)
  • Entrada franca
  • Classificação indicativa: Livre

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.