ÚLTIMOS DIAS

Três exposições no MARGS encerram neste fim de semana

Mostras no 1º andar expositivo podem ser visitadas até domingo (30)

“Elias Maroso – Vida que Sobra” é uma entre as três exposições no 1º andar expositivo do MARGS - Foto: Anderson Astor Divulgação / MARGS
“Elias Maroso – Vida que Sobra” é uma entre as três exposições no 1º andar expositivo do MARGS - Foto: Anderson Astor Divulgação / MARGS

O MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul) anuncia os últimos dias das exposições “Giselle Beiguelman – Naturezas desviantes”, “Elias Maroso – Vida que Sobra” e “fuse* – Onirica ()”. As mostras seguem em exibição no 1º andar da instituição até este domingo (30).

A visitação é gratuita, das 10h às 19h, com o último acesso às 18h. É possível agendar visitas mediadas para grupos e escolas, mediante contato prévio pelo e-mail [email protected].

O MARGS é uma instituição da Sedac (Secretaria da Cultura). O plano de recuperação, exposições e atividades educativas do Museu conta com patrocínio direto do Banrisul e com patrocínios via Lei de Incentivo à Cultura Federal do Santander, da Hyundai e da EDP.

Giselle Beiguelman – Naturezas Desviantes”

Na exposição “Giselle Beiguelman – Naturezas desviantes”, a artista investiga como o preconceito se infiltra na linguagem científica, desmontando pactos invisíveis da sociedade e questionando o impacto ambiental das tecnologias digitais.

Com curadoria de Eder Chiodetto e ocupando as três pinacotecas principais do Museu, a mostra reúne instalações, vídeos e experiências participativas, como um ponto de coleta de lixo eletrônico que se incorpora à obra “Beleza corrosiva”. O projeto conta com a participação do artista gaúcho Leo Caobelli, que cria paisagens, poemas e narrativas visuais a partir do material recolhido.

“Naturezas Desviantes” apresenta, de forma inédita e integrada, três trabalhos de Beiguelman. Eles já foram exibidos anteriormente em importantes instituições e eventos: “Botannica Tirannica”, “Venenosas, Nocivas e Suspeitas” e “Beleza Corrosiva”.

Elias Maroso – Vida que Sobra”

A exposição “Elias Maroso — Vida que Sobra”, em exibição nas Salas Negras, apresenta um conjunto de trabalhos do artista, a maior parte inéditos, que dão uma amostra da sua pesquisa e trajetória nos últimos 15 anos, com destaque para os usos da tecnologia na produção artística. 

Com curadoria de Marina Câmara, esta é a primeira individual panorâmica da carreira de Elias Maroso. Ela traz proposições do artista voltadas a implicações políticas e imagéticas sobre o cotidiano urbano, como também atentas às formas de precarização do trabalho agravadas por inovações tecnológicas.

Originalmente integrante da programação do Museu do Trabalho, a exposição é apresentada pelo MARGS em uma colaboração relacionada ao contexto da enchente de 2024, quando ambas as instituições foram afetadas pela inundação do centro de Porto Alegre e passaram a colaborar em seus processos de recuperação. 

Onirica ()”

Em uma parceria com o Festival Kino Beat, o MARGS apresenta a exposição “Onirica ()”, do estúdio italiano fuse*. Com curadoria de Gabriel Cevallos, a mostra é uma videoinstalação que explora a dimensão dos sonhos e as possibilidades da inteligência artificial. 

O trabalho utiliza um arquivo de sonhos, reunido por pesquisadores da Universidade de Bolonha (Itália) e da Califórnia (EUA), e transforma os relatos em imagens e sons. A tradução visual é realizada por meio de modelos algorítmicos de texto para imagem.

O objetivo é suscitar reflexões sobre o inconsciente, a coletividade e a ética do uso de dados para treinar a inteligência artificial. Desse modo, a instalação imersiva revela como a inteligência artificial pode traduzir memórias, desejos e imagens do inconsciente em uma experiência coletiva.

Em atividade desde 2007, o estúdio italiano fuse* reúne artistas, arquitetos, engenheiros e designers para explorar o potencial criativo das tecnologias contemporâneas. No MARGS, “Onirica ()” integra o programa expositivo “Poéticas do agora”. A iniciativa volta-se a produções artísticas inovadoras e relevantes no campo artístico contemporâneo e que investem na pesquisa e experimentação de linguagem.

Serviço

Últimos dias para conferir as exposições “Giselle Beiguelman – Naturezas desviantes”,

  • “Elias Maroso – Vida que Sobra” e “fuse* – Onirica ()”
  • Onde: 1º andar expositivo do MARGS (Praça da Alfândega, s/n°, Centro Histórico de Porto Alegre, RS)
  • Visitação: Até o domingo (30/11), das 10h às 19h (último acesso 18h)
  • Entrada gratuita