O Margs* (Museu de Arte do Rio Grande do Sul) fará uma atividade educativa gratuita e para crianças de 4 a 11 anos e seus responsáveis no dia 25 de janeiro, às 15h. A ação se chama “Seres híbridos: nós-floresta-cidade” e visa gerar reflexões sobre a relação da paisagem urbana com a natureza.
Assim, a atividade promove visitas mediadas a obras do Museu e práticas de experimentação artística. Há necessidade de inscrição prévia, neste link. Há limitação de vagas.
Detalhes da atividade no Margs
Na ocasião, a organização conduzirá os visitantes inicialmente a uma visita mediada à exposição “Post scriptum – Um museu como memória”. Ela está em cartaz desde a reabertura no Margs, em dezembro passado.
Dessa forma, a mostra aborda a inundação do térreo do prédio do Museu, narrando a jornada que a instituição enfrentou após a enchente de maio de 2024.
Em seguida, o público verá fotoperformances da artista trans e indígena Uýra Sodoma. Em suas obras, ela utiliza o próprio corpo como suporte, realizando transformações com maquiagens e elementos da natureza para viver Uýra, “uma árvore que anda”. A atividade dialoga com o Mês da Visibilidade Trans, cuja celebração ocorre em janeiro.
Após um momento de reflexão com base nos conteúdos exibidos, as crianças serão convidadas a participar de uma experimentação artística. Nessa etapa, produzirão máscaras e vestimentas a partir de materiais vegetais, buscando exercitar a criatividade e transformar-se, de maneira lúdica, em “seres da natureza”. As ações ocorrerão nas Pinacotecas do Margs e na Praça da Alfândega, onde o Museu está localizado, e marcam a retomada do projeto “Crianças no Margs”, um programa público de longa duração realizado mensalmente e destinado ao público infantil e a seus responsáveis.
Desenvolvido pelo Núcleo Educativo e de Programa Público do Museu, o “Crianças no Margs” visa promover encontros de experimentação artística nos espaços expositivos e na área externa, a fim de contemplar e ampliar o público infantil nas atividades da instituição a partir de práticas artísticas e educativas que gerem interação e vínculos entre as crianças e a instituição. Nesse sentido, são explorados temas que dizem respeito ao prédio histórico onde funciona o Museu, às obras em exibição e mantidas no acervo artístico e às exposições em andamento.
Serviço
O quê: Atividade educativa “Seres híbridos: nós-floresta-cidade”
Quando: 25 de janeiro (sábado), às 15h
Onde: Margs (Praça da Alfândega, s/ nº, Centro Histórico, Porto Alegre)
Inscrições gratuitas, neste link. Vagas limitadas
*Instituição da Sedac (Secretaria de Estado da Cultura)