Bebê Lima e Castro (1878-1965) tem sua história contada pela primeira vez no livro “Muito além dos salões: Bebê Lima e Castro, musa do Rio em 1900” (Editora 7Letras). Lima e Castro foi uma das mulheres mais famosas dos salões cariocas da Belle Époque. Ela chegou a vencer eleição de mais bela da capital fluminense em 1900 numa competição que mais tarde seria conhecida como concurso de miss,
A autoria do livro é do cravista e professor Marcelo Fagerlande. Em novembro, o autor fará o lançamento da obra em dois eventos no Rio Grande do Sul. No Museu da UFRGS, em Porto Alegre, no dia 11/11, às 17h30; e no MALG (Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo), em Pelotas, no dia 13/11, às 17h.
O lançamento em Porto Alegre conta com a parceria da Cia. de Ópera do Rio Grande do Sul. Além dos autógrafos, Fagerlande irá conversar com o público sobre o livro, apresentando imagens da biografada e do período.
O livro
Com 50 imagens, entre fotos, programas e anúncios de espetáculos e festivais, a obra tem texto de apresentação do escritor Ruy Castro:
“Onde estivemos por todos esses anos que não soubemos de Violeta — Bebê — Lima e Castro? Como considerar contada a história de uma época, não por acaso bela, sem reservar o protagonismo a essa carioca nascida em berço de luxo que, ao tentar levar para os palcos a elegância dos salões, viveu sonhos e decepções suficientes para várias vidas?”
Assim, ao reconstituir a trajetória de Bebê, o autor faz um recorte musical e social do Rio de Janeiro daquela época, a partir de documentos oficiais, notícias de jornais e encontros com filhos de amigos e de empregados próximos dela. Foi ainda na infância que o autor ouviu as primeiras histórias sobre uma mulher ousada, contadas por seus pais e avós – estes últimos, amigos de Bebê.
História cruzada
Curiosamente, a história da biografada se cruza com a história do biógrafo: de certa forma, foi por obra de Bebê que Fagerlande adquiriu seu primeiro cravo de qualidade. “Bebê não tinha filhos nem parentes chegados, então deixou um longo testamento beneficiando muitos amigos, fiéis empregados e instituições. Meus avós herdaram imóveis, um Cadillac e um solitário de brilhante”, conta o autor. Por sugestão de sua mãe, a joia foi vendida e Fagerlande comprou um cravo na Alemanha, onde concluía seus estudos em música.
Nascida em Paris e batizada de Violeta, mas sempre chamada de Bebê, a moça de família tradicional da alta sociedade foi educada para ter um casamento sólido, mas as bodas com um francês terminaram em separação pouco tempo depois. O rompimento era comentado veladamente e interrompeu temporariamente sua vida social. Mas, sua personalidade forte e a ambição por uma carreira artística fizeram com que a jovem Bebê conseguisse ser aceita novamente nos eventos sociais.
Os salões desempenhavam um importante papel na sociedade carioca no fim do século XIX. Passado o conturbado fim do casamento, as ambições artísticas afloraram e Bebê seguiu se apresentando em recepções e reuniões literárias. Ela declamava e cantava em eventos amadores. Também criou e dançou coreografias inspiradas nas “danças estéticas” de Isadora Duncan e de Loïe Fuller.
Figura marcante
Musa de poetas e escritores, admirada por João do Rio em suas crônicas (… qual escritor que não teria prazer imenso em ver uma peça sua interpretada pela beleza fascinadora e o talento polimorfo da Sra. d. Bebê Lima e Castro?), Bebê se tornaria uma figura marcante na sociedade. Além das festas e eventos beneficentes, ela também brilhava nos palcos dos teatros Phenix, Lyrico e Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Na primeira metade da década de 20, após a morte do pai, foi para a Itália se aperfeiçoar em canto lírico. Em 1925, de volta ao Rio, teve uma aclamada estreia profissional, mas o sucesso no canto não durou muito: em 1928, em “O Barbeiro de Sevilha”, recebeu uma vaia estrondosa da plateia. Abalada, retornou para a Itália, só voltando de vez ao Brasil em 1935, aos 56 anos. A carreira já estava encerrada, mas Bebê ainda frequentou e reuniu amigos da nata carioca até sua morte, aos 86 anos, em 1935.
As imagens do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo
“Toda pesquisa pode reservar boas surpresas. Ao longo dos três anos que dediquei à biografia de Bebê encontrei centenas de notícias de jornais, incluindo fotos. Muitas delas de grande interesse, ilustrando fases e aspectos de sua longa vida. Ainda assim, achava que não eram suficientes, pela importância da personagem na vida social e cultural da então capital”, diz o autor.
Não se dando por satisfeito, Fagerlande intuiu que o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo poderia conter algum material sobre a personagem, uma vez que Humberto Gotuzzo, irmão de Leopoldo, manteve ao longo da vida uma estreita amizade com Bebê. “Eu estava certo: o MALG preservou uma grande coleção de fotos (cartões postais, em sua maioria) de Bebê, que foram confiados a Leopoldo após a morte dela. Desde o primeiro contato, a equipe do Museu foi de grande colaboração, enviando o material e disponibilizando-o para a publicação. São as mais belas fotos de Bebê, posso dizer sem receio, e sou grato à instituição pela generosidade.”
Marcelo Fagerlande
Cravista, diplomado pela Escola Superior de Música de Stuttgart, com doutorado e musicologia pela UNIRIO, e pós-doutorados na França (IRPMF/ Paris) e no Brasil (PPGG-UFRJ). É professor titular da Escola de Música da UFRJ. Realizou concertos por todo o Brasil e em países da América do Norte, Europa e América do Sul. Foi regente ao cravo de óperas em diversos teatros brasileiros. Gravou CDs no Brasil e na Alemanha, e publicou “O Método de Pianoforte de José Maurício” (Relume-Dumará), “O baixo contínuo no Brasil” (7Letras) e “O cravo no Rio de Janeiro do século XX” (Rio Books), entre outros.