PROGRAMAÇÃO CULTURAL

MAC RS promove abertura das exposições “Elcio Rossini e a Escuta do Objeto” e “Território em Contexto”

Inauguração ocorre nesta quinta-feira (5) e contará com o encontro educativo Conversas de Casa

Obra de Paulo Nazareth integra exposição comemorativa aos 400 Anos das Missões Jesuíticas Guaranis no RS - Foto: Guilherme Gil/Divulgação MAC RS
Obra de Paulo Nazareth integra exposição comemorativa aos 400 Anos das Missões Jesuíticas Guaranis no RS - Foto: Guilherme Gil/Divulgação MAC RS

O MAC RS* (Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul) realiza nesta quinta-feira (5), às 18h, a abertura simultânea de duas exposições. O Museu é uma instituição da Sedac (Secretaria da Cultura).

A primeira é uma nova edição do projeto Acervo em Foco, chamada “Elcio Rossini e a Escuta do Objeto”, na Fotogaleria Virgílio Callegari, na CCMQ (Casa de Cultura Mario Quintana). O segundo evento trata-se da mostra “Território em Contexto”, que ocorre na Galeria Sotero Cosme, também na CCMQ.

A programação de abertura terá ainda o encontro educativo Conversas de Casa, programa do MAC RS que promove um bate-papo entre públicos e agentes envolvidos nas exposições.

Acervo em foco

No projeto “Acervo em Foco: Elcio Rossini e a Escuta do Objeto”, a exposição destaca a obra “Sem título (2002–2012)” do artista porto-alegrense Elcio Rossini, que trabalha com performance, fotoperformance e esculturas manipuláveis. A organização é da equipe do Museu — Mariana Christmann, Paola Ribeiro, Thaís de Oliveira e Thiago Araújo. Elcio transita entre o teatro e as artes visuais. 

Território em contexto

Já a mostra “Território em Contexto” chega ao Museu em um momento simbólico, inserida nas comemorações dos 400 Anos das Missões Jesuíticas Guaranis no Rio Grande do Sul. Com curadoria de Daniel Escobar, a exposição reúne obras de Cláudia Hamerski, Laryssa Machada, Paulo Nazareth e Tuane Eggers.

Os trabalhos foram produzidos durante o programa “Residência Casa Movente”, realizado em 2025, nas cidades de Entre-Ijuís e Santo Ângelo, junto ao Museu Histórico das Missões, e apresentam diferentes linguagens como desenho, fotografia e instalação.

O projeto foi contemplado no Edital Sedac nº 27/2024 PNAB RS – Artes Visuais, possui financiamento da Secretaria da Cultura, por meio do Pró-Cultura, e do Ministério da Cultura – Governo Federal, pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

Conversas de casa

A programação de abertura contempla ainda o Conversas de Casa. O encontro propõe um espaço de diálogo sobre os processos curatoriais, a expografia, os bastidores da produção das obras e os atravessamentos conceituais das exposições.

Esta edição do encontro conta com a presença dos artistas Cláudia Hamerski, Elcio Rossini, Tuane Eggers e do curador Daniel Escobar. O bate-papo inicia na Fotogaleria Virgílio Calegari, 7º andar da CCMQ, com o projeto “Acervo em Foco: Elcio Rossini e a Escuta do Objeto”. Depois, segue para Galeria Sotero Cosme, 6º andar, na exposição “Território em Contexto”.

Serviço

Abertura das exposições: “Acervo em Foco: Elcio Rossini e a Escuta do Objeto” e “Território em Contexto” + Bate-papo “Conversas de Casa”

  • Quando: Quinta-feira (5/2), às 18h
  • Onde: Galeria Sotero Cosme e Fotogaleria Virgílio Calegari, 6º e 7º andares da CCMQ (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico de Porto Alegre)
  • Visitação: Até 5 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h
  • Entrada gratuita

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.