LITERATURA

BPE promove roda de conversa com Jeferson Tenório

Encontro na BPE integra a programação do Novembro Negro da Sedac (Secretaria de Estado da Cultura). Entrada é gratuita

Jeferson Tenório na Biblioteca Pública do Estado - Foto: Carlos Macedo Divulgação BPE
Jeferson Tenório na Biblioteca Pública do Estado - Foto: Carlos Macedo Divulgação BPE

A BPE (Biblioteca Pública do Estado), instituição da Sedac (Secretaria de Estado da Cultura), promove uma roda de conversa com o escritor Jeferson Tenório. O evento ocorre nesta quinta-feira (21), às 19h.

Dessa forma, o bate-papo discutirá aspectos da produção literária brasileira. O evento ocorre no Salão Mourisco da BPE, na Rua Riachuelo, 1190, no Centro Histórico, em Porto Alegre, e tem entrada gratuita.

Assim, Tenório, vencedor do Prêmio Jabuti (2021) pelo romance “O Avesso da Pele”, irá contar sobre sua trajetória como escritor e falar sobre suas obras. A roda de conversa será mediada pela professora Roberta Flores Pedroso.

Por fim, a atividade integra a programação do Novembro Negro da Sedac, uma série de ações planejadas para celebrar o Mês da Consciência Negra.

Sobre Jeferson Tenório 

Jeferson Tenório nasceu no Rio de Janeiro, em 1977. Radicado em Porto Alegre, é graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua como professor de Língua e Literatura na rede pública de ensino da capital gaúcha. É autor de romances como “O Beijo na Parede” – vencedor do prêmio de “Livro do Ano”, da Associação Gaúcha dos Escritores (AGES) -, “Estelas sem Deus”, “O Avesso da Pele” e, mais recentemente, “De Onde Eles Vêm”. Tenório também foi patrono da Feira do Livro de Porto Alegre, em 2020.

Sobre a mediadora

Roberta Flores Pedroso é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), em Camaquã. É licenciada em Letras e Pedagogia, especialista em Literatura Brasileira e mestre em Literatura. Atualmente, cursa doutorado em Literatura, Sociedade e História da Literatura.

Também atua como pesquisadora na autoria de escritores e escritoras negras brasileiras, com foco no século XIX. É autora dos comentários do livro “Úrsula”, da editora Leitura XXI, e “Pão texto e água, a Literatura quando negra”, pela editora Figura de Linguagem.