
O Centro Cultural da UFRGS inaugura, na próxima sexta-feira (31), a exposição “Transparência e opacidade II: fotografia na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo”. A curadoria é dos professores Alexandre Santos e Camila Schenkel.
A mostra dá continuidade a projeto que reflete sobre a presença da fotografia nas produções de arte contemporânea do acervo da PBSA/IA (Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes). Esta é avaliada como a coleção pública de arte mais antiga do estado.
Linguagem e pensamento
A mostra contempla obras de 20 artistas de diferentes gerações, entre professores e egressos do IA, que têm na imagem fotográfica tanto a linguagem principal de seus trabalhos quanto uma forma de pensamento que acompanha seus processos criativos. Conforme explicam os curadores:
“Como contrapartida à crença no viés especular e transparente da fotografia, os usos experimentais deste meio pelos artistas contemporâneos evidenciam um caminho mais afeito às reticências, às incertezas e às ambiguidades”.
Também integram a mostra artistas que se dedicam majoritariamente a outras linguagens, como a gravura e a pintura, mas que exploram o imaginário e a visualidade fotográfica em seus trabalhos. Alguns dos trabalhos expostos são doações recentes ao acervo da PBSA, feitas no escopo do projeto.
Até fevereiro
A exposição permanece em cartaz na Sala Nogueira do Centro Cultural da UFRGS até o dia 19 de fevereiro de 2026, com visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. A entrada é franca e aberta à comunidade em geral.
Turmas escolares podem agendar mediação com o Núcleo Educativo por email ([email protected]) ou telefone (51 3308-1982).
Artistas participantes da exposição
- Amélia Brandelli
- André Venzon
- Anico Herskovits
- Antonia Cafati
- Daniela Cidade
- Dione Veiga Vieira
- Frantz
- Jailton Moreira
- Joaquim Paiva
- Letícia Lampert
- Luiz Carlos Felizardo
- Macarena Fernández
- Marília Bianchini
- Marilice Corona
- Mário Fontanive
- Maristela Salvatori
- Nelton Pellenz
- Richard John
- Rochele Zandavalli
- Rommulo Conceição
Sobre os curadores
Alexandre Santos
Professor de História da Arte no Departamento de Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS. Como pesquisador, investiga a presença e os deslocamentos da fotografia na arte moderna e contemporânea. É autor do livro “A fotografia como escrita pessoal: Alair Gomes e a melancolia do corpo outro” (2018). Entre 2017 e 2018, realizou pós-doutorado na Università di Bologna. Coordena o grupo de pesquisa “Deslocamentos da fotografia na arte”.
Camila Schenkel
Doutora em Artes Visuais pela UFRGS com estágio sanduíche na Università di Bologna (Itália) e pós-doutora em Artes Visuais pela Universidad Nacional de Colômbia. Professora do Departamento de Artes Visuais, é coordenadora da pesquisa “Práticas documentárias na arte contemporânea: modos de narrar e engendrar o real” e integrante do grupo de pesquisa “Deslocamentos da fotografia na arte”.
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.