CULTURA

Biblioteca Lucília Minssen recebe exposição inédita com obras de Carlos Urbim

Mostra “Saco de Brinquedos” celebra o Dia Mundial do Brincar com entrada gratuita em Porto Alegre.

Foto Bruno Silveira Pires / Divulgação Biblioteca Lucília Minssen
Foto Bruno Silveira Pires / Divulgação Biblioteca Lucília Minssen

A Biblioteca Infantil Lucília Minssen* sedia durante o mês de maio a exposição “Saco de Brinquedos”, com obras elaboradas pelo jornalista e escritor Carlos Urbim, falecido em 2015. A mostra integra a programação da biblioteca alusiva ao Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28 de maio. A entrada é gratuita.

Urbim foi um dos maiores nomes da literatura gaúcha para as crianças. A infância na Fronteira, o folclore e a história do Rio Grande do Sul inspiraram seus mais de 20 livros de prosa e poesia.

“Além de escrever, seu entretenimento era fazer móbiles de madeira e colagem em telas com diversos materiais no estilo gabinete de curiosidades. Eram presentes para os amigos. Até que um dia ele resolveu fazer telas para ilustrar o livro Saco de Brinquedos. A obra da Editora Projeto é ilustrada pela Laura Castilhos. Mas ela tinha um sonho, uma nova edição com texto e ilustração de Carlos Urbim. E assim nasceram as telas, uma para cada brinquedo. O sonho não se concretizou, mas as telas estão no acervo familiar e agora podem ser conferidas na Biblioteca Lucília Minssen”, conta a jornalista, curadora da exposição e viúva do escritor, Alice Urbim.

Além da mostra “Saco de Brinquedos”, que disponível de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 14h às 18h, a Biblioteca Lucília Minssen também promove, no dia 24 de maio, duas outras atividades relacionadas à obra de Carlos Urbim. A partir das 15h, os artistas Maurício Alves e Matheu Corrêa apresentam poemas musicados do livro de Urbim. Na sequência, uma oficina de ilustração aberta ao público será ministrada por Laura Castilhos.

O CDE (Centro de Desenvolvimento e Expressão) e o MAC RS (Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul) colaboram com a programação. Ambas são também instituições da Sedac. 

*Instituição da Sedac (Secretaria de Estado da Cultura). 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre).