A BPE (Biblioteca Pública do Estado), instituição vinculada à Sedac (Secretaria de Estado da Cultura), realizará, no sábado (6), das 12h às 18h, uma nova edição da feira literária BPE + Cultura, em frente ao prédio da Biblioteca. A edição celebra o aniversário da Biblioteca, que completa 153 anos em 14 de abril.
O evento acontece no primeiro sábado de cada mês, desde 5 de agosto de 2023, entre as ruas João Albuquerque e General Câmara, com entrada gratuita para os moradores. Em caso de chuva, o evento acontece dentro da BPE.
Nesta edição, haverá destaques como apresentações musicais em um palco montado em frente à BPE. Dois espetáculos estão programados a partir das 15h: um com a cantora Vera Ambrozio apresentando o projeto Cantokê – interpretando sambas cantados por mulheres; e em seguida, um trio composto por Renata Pires (voz), Vladimir Rodrigues (violão) e De Santana (percussão) farão novas versões de MPB e música afro.
A celebração contará com programação para toda a família, incluindo a participação do Coletivo de Escritores Negros, da equipe Kombina – voltada para o público infantil – e da Associação Rio-grandense de Imprensa. Todas as obras estarão disponíveis para compra, haverá sessões de autógrafos e a oportunidade de interagir com os autores.
Dentro da Biblioteca será possível apreciar uma exposição de arte vestível com estampas originais inspiradas nas pinturas e no acervo da BPE, criadas pela artista Jeannine Art Wear.
Sobre a BPE
A Biblioteca Pública do Estado do RS está sediada na Rua Riachuelo 1190 desde 1915, antes mesmo de sua inauguração oficial em 1922, sendo uma referência na história dos gaúchos.
Fundada em 1871, a BPE atende à comunidade como órgão integrante da Sedac, vinculada ao Departamento do Livro, Leitura e Literatura. Além disso, sua sede abriga o núcleo administrativo do SEBPRS (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do RS), que oferece orientação e assessoria para o desenvolvimento das bibliotecas públicas estaduais e municipais.
O acervo da BPE é composto por livros, periódicos e documentos físicos abrangendo diversos temas, com destaque para literatura, filosofia, história e obras antigas. A biblioteca oferece uma programação diversificada, com foco na leitura e na literatura, incluindo eventos musicais, seminários, debates, exposições, cursos e oficinas, além de visitas guiadas diárias.
A instituição se destaca pelo seu papel como centro cultural importante, oferecendo atividades gratuitas para promover a inclusão, diversidade e acesso à cultura. Além disso, a BPE é reconhecida pela comunidade como uma instituição querida e acolhedora, recebendo diariamente centenas de visitantes em busca de leitura, estudo e lazer no Centro de Porto Alegre.
Programação Cultural – Sábado – 06/04
12h – Abertura do evento
12h às 18h – Exposição de arte vestível com Jeannine Art Wear
12h30 às 18h – Sessões de autógrafos com autores
14h – Contação de história com Chris Dias, do livro “O Monstro do Guaíba”, da Editora Acesso Popular
15h às 17h – Apresentações musicais de MPB, em palco montado em frente à BPE
18h – Encerramento
Shows
15h – Vera Ambrozio apresenta o projeto Cantokê — cantando sambas interpretados por
mulheres da MPB.
16h – Renata Pires (voz), Vladimir Rodrigues (violão) e De Santana (percussão) trazem releituras
de MPB e música afro