Nesta quarta-feira (20) de feriado nacional da Consciência Negra, o Largo Zumbi dos Palmares, em Porto Alegre, passa a contar com uma estátua em homenagem ao líder que dá nome ao local. A cerimônia ocorre às 16h.
A peça em bronze do líder que combateu a escravidão e a desigualdade racial, mede 2,40 metros. A criação é do escultor Mario Cladera, uruguaio radicado em Porto Alegre desde 1978 e referência em escultura no Rio Grande do Sul.
Além disso, participaram do projeto de construção da Estátua de Zumbi dos Palmares a paisagista Marcia Baggio, o professor Manoel José Ávila e a empresa Ibiama. Esta foi responsável por criar dispositivo de RA (realidade aumentada) contando a história de Zumbi.
Totem
Além da estátua, o Largo ganhará um totem que valoriza a identidade negra brasileira. A criação é do artista porto-alegrense e educador social Eduardo Angel Sats, homenageando o poeta, professor e militante do movimento negro Oliveira Silveira (1941-2009) pela liderança que teve, junto ao Grupo Palmares, na proposição do 20 de novembro como Dia da Consciência Negra.
Consciência Negra
Confira a programação da Semana Municipal da Consciência Negra, que segue até sexta-feira, 22.