A Escola de Música da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) retoma nesta semana sua programação de apresentações abertas ao público. Nesses eventos, os alunos mais avançados do Conservatório colocam em prática seus aprendizados enquanto promovem a democratização da música de concerto.
A primeira atividade prevista é o retorno do projeto Escola da OSPA na Comunidade, que leva pequenos grupos de alunos a se apresentarem em escolas, hospitais e outros locais. Será na quinta-feira (15), às 15h, na Escola Estadual Gomes Carneiro.
Já no domingo (18), às 18h, a OSPA Jovem, orquestra composta por alunos do Conservatório, realiza uma apresentação especial na Casa da OSPA. Assim, encerra-se a programação da 6ª edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural.
A OSPA é uma fundação vinculada à Sedac-RS (Secretaria de Estado da Cultura).
Pós-enchentes
A Escola da OSPA tinha diversos eventos programados a partir de maio deste ano. Contudo, precisou suspender a programação devido às enchentes no RS.
No início de julho, conseguiu retomar aulas, ensaios e demais atividades presenciais, tanto na sede da instituição, o Palacinho, quanto na Casa da OSPA.
Agora, além do projeto Escola da OSPA na Comunidade e o primeiro concerto da OSPA Jovem, o calendário para o segundo semestre prevê também recitais no Goethe-Institut e na Casa da OSPA. Em outubro, a orquestra já confirmou os tradicionais Concertos Didáticos, nos quais a OSPA Jovem apresenta, de forma lúdica, o funcionamento de uma orquestra para centenas de crianças.
Concerto da OSPA Jovem
A OSPA Jovem é a Orquestra Sinfônica do Conservatório Pablo Komlós – Escola de Música da OSPA. A regência é do maestro Arthur Barbosa e a direção artística de Evandro Matté.
Em sua primeira apresentação em 2024, a OSPA Jovem interpreta um repertório variado que permite aos alunos demonstrar suas habilidades. Entre as peças, constam “Petite Suite”, do francês Claude Debussy (1862-1918), “Valsa das Flores”, da suíte “O Quebra-Nozes”, de Pyotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893), “Batuque”, de Oscar Lorenzo Fernández (1897-1948) e um clássico de Tom Jobim, a canção “Chovendo na Roseira”, entre outras.
O grupo sobe ao palco da Casa da OSPA no domingo (18), às 18h, sob regência do maestro da OSPA Evandro Matté. A entrada é franca e por ordem de chegada.
Escola da OSPA na Comunidade
Lançado em 2015, o Escola da OSPA na Comunidade já ultrapassou a marca de 100 apresentações. A sua proposta é levar a música de concerto a espaços onde ela raramente se faz presente, como hospitais, escolas, lares de idosos, centros de assistência social e bibliotecas de Porto Alegre e da Região Metropolitana.
Os recitais acontecem em dias de semana, à tarde, preferencialmente às quintas-feiras, e são realizados por diferentes grupos de câmara formados por estudantes). A primeira apresentação de 2024 estava marcada para 9 de maio, na Escola Estadual Gomes Carneiro, e precisou ser transferida para 15 de agosto. O recital será apenas para o público interno da instituição.
No dia 22 de agosto, será a vez do projeto visitar o Colégio Santa Teresa de Jesus, também em Porto Alegre. Instituições interessadas em receber o projeto Escola da OSPA na Comunidade podem fazer a solicitação diretamente à Escola da OSPA. É preciso encaminhar o pedido para o e-mail [email protected].