Cultura

CTG Ronda Charrua, de Farroupilha, é o grande campeão do ENART 2024

Apresentações do ENART 2024 ocorreram de sexta-feira (15) até domingo (17), no Parque Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul.

Foto: MTG/Divulgação
Foto: MTG/Divulgação

O CTG Ronda Charrua, da cidade de Farroupilha, na Serra, conquistou o título de grande campeão na categoria de Danças Tradicionais – Força A do ENART 2024. A vitória veio após apresentações que foram de sexta-feira (15) até domingo (17), no Parque Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo.

“Todos colaboraram, realizamos inúmeros eventos para arrecadação de recursos, e ninguém poupou esforços para tornar isso possível. O resultado que estamos vendo hoje é fruto do trabalho e da dedicação de cada integrante da nossa equipe”, disse o patrão da entidade, Valdecir Zamboni.

CTG Ronda Charrua levou ao ENART 2024 a temática da família Fialho e Silva, que morava na Estância Primavera, ainda no território da Província de São Pedro. Com a frustração de não ter um filho homem para herdar o seu legado, o patriarca autoritário e rico Antônio decide fazer uma homenagem.

Ele teve cinco filhas e batizou a todas de Maria, em homenagem ao jardim cultivado por sua esposa Perpétua. Maria Amália, a mais velha, era a guardiã da família, seguida pelas românticas Maria Rosa, as sonhadoras Maria Íris, a corajosa Maria Camélia e, por fim, a caçula Maria Lis, cheia de luz.

ENART 2024

O evento contou com a participação de 4.500 competidores de 30 Regiões Tradicionalistas do RS, disputando em 25 modalidades diferentes. Sendo assim, a finalíssima da Força A reuniu 20 invernadas previamente classificadas.

Dessa forma, a avaliação leva em conta critérios como a correção coreográfica, que priorizou a precisão e fidelidade dos movimentos às tradições gaúchas. Além disso, a interpretação, a harmonia entre os dançarinos e a fluidez dos movimentos também foram fundamentais, além da avaliação paralela do musical, que integrou a música à dança.

“O ENART 2024 é uma demonstração rica da nossa cultura, com apresentações que sempre impressionam. O resultado é o reflexo do trabalho árduo e da paixão de todos os envolvidos na preservação das nossas tradições”, afirmou a presidente do MTG, Ilva Goulart.

Assim, o evento é uma promoção da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o MTG e a Fundação Cultural Gaúcha. Além disso, há apoio da 5ª Região Tradicionalista e da Secretaria de Estado do Turismo.

Conta ainda com o incentivo cultural da Amigo Internet e Dinâmica Distribuidora de Alimentos, além de patrocínios da Fruki, Banrisul, HMD Equipamentos Gastronômicos, Massas Italiany e da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. O financiamento é, por fim, viabilizado pelo Pró-cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, sob o lema “O futuro nos une”.

Classificação

DANÇAS TRADICIONAIS FORÇA A
  • 1º lugar – CTG Ronda Charrua – 25ª RT
  • 2º lugar – CTG Tiarayu – Porto Alegre – 1ª RT
  • 3º lugar – DTG Poncho Verde – Panambi – 9ª RT
  • 4º lugar – PTG Bocal de Prata – Osório – 23ª RT
  • 5º lugar – CTG Rancho da Saudade – Cachoeirinha – 1ª RT