Rio Grande do Sul - A Sedac (Secretaria de Estado da Cultura) recebe inscrições para dois editais que buscam a descentralização das artes cênicas no Estado. A iniciativa ocorre por meio do Ieacen (Instituto Estadual de Artes Cênicas) e da Fundação Teatro São Pedro.
Dessa forma, através do edital Atos e Cenas, a programação do Teatro Oficina Olga Reverbel terá reserva de 75% das 20 vagas para proponentes do interior do Estado. Já o edital Ocupa LabMultipalco reserva cinco das nove vagas para grupos, coletivos ou companhias de teatro de fora de Porto Alegre para participação em residência artística no Multipalco Eva Sopher, no Theatro São Pedro.
“Significam mais oportunidades para artistas de todas as regiões do Estado mostrarem seu trabalho […] nosso objetivo é garantir que talentos de todas as regiões tenham espaço para se expressar e alcançar novos públicos, fortalecendo a diversidade e a representatividade no cenário cultural”. Quem destaca é a secretária Beatriz Araujo.
Para mais informações ou em caso de dúvidas, entre em contato com o Ieacen no e-mail [email protected].
Atos e Cenas – Teatro Oficina Olga Reverbel
Este chamamento está com inscrições abertas até 24 de março e vai selecionar 20 espetáculos. As apresentações ocorrem entre julho e novembro de 2025 no Teatro Oficina Olga Reverbel, do complexo Multipalco, em Porto Alegre.
Os projetos selecionados terão isenção da taxa do teatro e, além do subsídio de R$ 2,5 mil, receberão integralmente os valores arrecadados pela bilheteria. Além disso, os grupos do interior do Estado terão despesas com transporte, hospedagem e alimentação custeadas por meio de uma parceria com o Sesc-RS.
Podem se inscrever pessoas jurídicas de direito privado com sede no Rio Grande do Sul, como MEIs, associações, cooperativas e empresas culturais. Acesse o edital completo no link. O formulário para submeter propostas está disponível no site.
Ocupa LabMultipalco
O Edital Ocupa LabMultipalco, iniciativa inédita no Rio Grande do Sul, está com inscrições abertas até 25 de fevereiro. O projeto vai selecionar nove grupos, coletivos ou companhias de teatro do Estado com trajetória profissional reconhecida.
Os selecionados vão participar de um programa que inclui espaços para residência artística, intercâmbio na SP Escola de Teatro, uma parceria com a Associação dos Artistas Amigos da Praça/SP, oficinas no interior do Estado (em unidades do Sesc-RS) e apresentações no Multipalco Eva Sopher.
Cinco vagas estão asseguradas para proponentes de fora de Porto Alegre. Cada grupo selecionado receberá pela residência um total de R$ 40 mil.
Podem se inscrever pessoas jurídicas de direito privado com sede no Rio Grande do Sul, representantes de artistas, grupos e coletivos, e que tenham dentre suas finalidades legais o exercício de atividades na área cultural. Acesse o edital completo no link. O formulário para submeter propostas está disponível no site.