LEITURA

Dicas para aproveitar o tempo chuvoso com café e livros

O clima chuvoso é ótimo para curtir um "dia de preguiça". Para climas assim, um café e um bom livro são ótimas companhias.

Cinco livros sobre uma mesa de madeira
Crédito: Leonardo Severo / Agora RS

Tem vezes que o tempo chuvoso é ótimo para curtir um “dia de preguiça”, de simplesmente não se preocupar em fazer algo. Colocar as séries em dia, assistir ou até mesmo reassistir seu filme favorito, ou um guilty pleasure porque não? Mas, para climas assim, uma boa xícara de café e um bom livro também são ótimas companhias.

Se você é, assim como eu, um apaixonado por livros, essa conversa é para você. E se você acha livros chatos, essa conversa é para você também. Vamos desfazer essa imagem de que livros são chatos e entediantes. Então pegue sua bebida favorita e vamos ver algumas sugestões de leitura.

Os desafios na vida de quatro irmãs

Abrindo nossa lista, te convido a conhecer a adorável história de “Mulherzinhas“, de Louisa May Alcott. Ambientado durante a Guerra Civil Americana (entre 1861 e 1865) nós vamos acompanhar a vida das irmãs March: Meg, Jo, Beth e Amy. Quatro irmãs descobrindo juntas os desafios da vida.

Uma história que, visto de longe, parece tão simples mas, conforme passamos as primeiras páginas, conseguimos ver o quão profundo o livro pode ser. É praticamente impossível durante a leitura não nos afeiçoarmos a alguma das irmãs. Como se conseguíssemos nos ver nelas, desde as mais simples descobertas até as mais complexas e difíceis.

Vou me conter um pouco pois não quero dar spoilers. Você vai se surpreender com esse livro. Uma leitura leve, gostosa e que nos leva a refletir muito. Inclusive foi um livro no qual já teve duas adaptações cinematográficas: “Adoráveis Mulheres” de Gillian Armstrong em 1994 e de Greta Gerwig em 2019.

O que é real ou ficção?

Agora para você que gosta de curtir aventuras, minha sugestão é “O Guia do Mochileiro das Galáxias“, de Douglas Adams. Esse livro foi uma grata surpresa, pois ficção científica no cinema é algo que não me atrai tanto, mas na literatura é algo que realmente gostei. Lembro que foi uma indicação de quando ainda produzia conteúdos literários. Comprei sem saber muito sobre e foi uma grande aventura começar essa saga.

O autor tem a escrita e humor muito peculiares o que nos proporciona a imergir nessa aventura. De uma forma muito breve, mas eficiente, somos apresentados aos personagens principais: Arthur Dent e Ford Prefect. Desde o primeiro momento eles chamam a atenção do leitor. Arthur está a todo custo tentando impedir de que sua casa seja destruída. Em contra partida Ford, quer convencer o amigo a sair dali pois a terra está prestes a ser destruída.

Sim Ford é um E.T. vivendo disfarçadamente na terra a fim de realizar uma pesquisa de campo para a próxima edição do Guia do Mochileiro das Galáxias. Muito louco não é mesmo? Mas é assim mesmo que o autor faz conosco: nos apresenta uma situação irreal mas que nos faz acreditar naquilo a cada página virada.

Então não entre em pânico! Certifique-se de que está com sua toalha e embarque nessa aventura para descobrir a resposta da “questão fundamental da vida, do universo e tudo mais”.

Sonhos que se tornam realidade

Seguindo nossa lista, temos “Quando te vejo“, de Holly Miller. Um romance que foge do clichê de casais apaixonados. Você conseguiria amar alguém sabendo como tudo vai acabar? É com esse questionamento, na capa do próprio livro, que somos convidados a entrar nessa história.

Pense nas pessoas que você ama, agora imagine ter sonhos com elas. E que esses sonhos se tornam realidade, independente se são bons ou ruins. Eles vão acontecer. Essa é a realidade de Joel que, graças a esse “dom”, teme o futuro. Como forma de preservar a vida de quem ama, ele acaba se isolando de todos. E não permite se aproximar de alguém.

Até que ele conhece Callie, que diferente dele, suas questões são envolvendo o passado. Devido a um grande trauma, ela se vê deslocada, não conseguindo encontrar em si mesma.

O que é muito interessante nesse livro é a forma como a autora constrói a história. Cada capítulo é do ponto de vista de um dos personagens. Em alguns casos, isso pode se tornar cansativo e arrastado. Nesse caso, ela conduz a história de uma forma muito fluida, fazendo que o encontro inesperado dos dois nos deixe atentos até a última página para saber como as coisas vão se resolver.

A vida é melhor com outras escolhas?

Você já se questionou alguma vez em como sua vida teria sido se tivesse tomado outra decisão no passado? Em “A Biblioteca da Meia-noite“, de Matt Haig, o autor vai fazer com que nos sintamos no lugar de Nora. Quando, em um determinado ponto de sua vida, ela se encontra na Biblioteca da Meia-noite: um lugar onde ela não está nem viva, nem morta, vamos dizer que é como se estivesse em “modo avião”.

A biblioteca tem uma infinidade de livros, onde cada um deles conta uma história da vida dela. Como sua vida seria se ela tivesse tomado outra decisão no passado. Essa decisão resultou em um livro na biblioteca. Nesse lugar, com a ajuda de uma velha amiga, ela consegue voltar no tempo e recomeçar.

Mas será que essas outras vidas, são melhores da que ela já tem? A autora nos convida, junto a Nora a fazer um mergulho pessoal e ver o que verdadeiramente importa, o que de fato vale a pena ser vivido.

Uma jornada de descobertas

Livros em uma prateleira
Crédito: Leonardo Severo / Agora RS

Encerrando nossa lista, mas não menos importante. Deixo a indicação de um dos meus livros favoritos “A Sombra do Vento“, de Carlos Ruiz Zafón. O autor vai nos levar a conhecer Daniel Sempere, na antiga Barcelona (Espanha).

Em uma madrugada, ele é levado pelo seu pai a conhecer o Cemitério dos Livros esquecidos. Nesse lugar incrível o menino vai encontrar um obra que mudará o rumo da sua vida. Na busca de pistas para conhecer mais sobre o autor desse misterioso livro, Daniel, conforme amadurece, vai se descobrindo e vivendo algo que jamais imaginaria.

Zafón constrói e conduz a história de uma maneira única, nos deixando intrigados, curiosos, aflitos até as últimas páginas. Um livro que transita por diversos gêneros com maestria, com um universo onde nos importamos pelos personagens. Não estão ali simplesmente para dar volume na história. No final de tudo, o autor conclui todos os arcos desenvolvidos. É lindo de vivenciar essa experiência.

Espero que gostem das sugestões para curtir esse clima gostoso. Prepara sua bebida favorita e embarque comigo nessas aventuras. Vejo vocês no nosso próximo encontro. Um abraço do Thi.