O longa “A primeira morte de Joana” é o destaque desta sexta-feira (26) na programação realizada pela CPA (Cinemateca Paulo Amorim), instituição da Sedac (Secretaria de Estado da Cultura), em parceria com o Goethe-Institut. O local fica av. 24 de Outubro, 112, em Porto Alegre. A exibição do filme, dirigido por Cristiane Oliveira, ocorrerá a partir das 19h.
A atração faz parte de uma seleção de títulos gaúchos que dialogam com a cultura alemã. A proposta veio das duas instituições em comemoração aos 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes de língua alemã ao Rio Grande do Sul.
“A primeira morte de Joana” tem como protagonista uma adolescente (a atriz Letícia Kacperski), envolvida com os dilemas e questionamentos típicos da idade. A maioria deles diz respeito aos valores da sua família, que vive em uma pequena comunidade de tradições conservadoras no Sul do Brasil.
Ademais, o filme foi produzido pela Okna Filmes, conduzida por mulheres, teve locações nas cidades de Osório e Santo Antônio da Patrulha, no litoral do RS. A produtora Gina O´Donnel participa de um bate-papo com o público após a exibição.
Além disso, devido ao fechamento temporário da CPA, o Goethe-Institut disponibilizou a estrutura de seu auditório para a realização de exibições semanais, propostas pela curadoria da Cinemateca. Localizada na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), a CPA sofreu diversos danos causados pela enchente de maio e está passando por obras de recuperação.
Os ingressos para a sessão do longa têm o preço único de R$ 10,00. A venda antecipada se dá pela chave pix 91.343.103/0001-00 ou na hora da sessão, pelo cartão de débito.