AGENDA DA SEMANA

Confira eventos culturais para aproveitar no fim de semana

Nos destaques da semana estão indicações para quem gosta de exposições, livros ou uma boa música

Olá, gente! Como estão? Hoje nossa conversa vai ser sobre eventos culturais, tenho indicações para quem gosta de exposições, livros ou uma boa música. Vamos lá!

River’s Blues

João Maldonado. Crédito: Roberta Amaral

Abrindo nossa agenda, o Espaço 373 recebe o retorno de João Maldonado para uma noite de swing jazz-blues. No próximo dia 3 de agosto, sábado, o pianista convida ao público para viver uma noite de swing jazz-blues, um estilo com origem no final dos anos 1920, em Nova Iorque. Ele foi o primeiro pianista a gravar, na década de 1990, um disco de blues com Solon Fishbone, e, nos anos 2000, considerado o melhor guitarrista do Chile nesse estilo.

Acompanhado pelos músicos Miguel Tejera (baixo acústico) e Dani Vargas (bateria), Maldonado apresentará releituras de nomes como Ben Bernie, Maceo Pinkard, Duke Ellington, Ray Noble e Bobby Troup, além de uma versão para trio de “Dream a little dream of me”, de Fabian André, Wilbur Schwandt e Gus Kahn. Para mais informações ou adquirir os ingresses, acesse o aplicativo ou site do Sympla.

Lançamento do romance Vento de Fogo

Capa do livro Vento de Fogo. Crédito: Editora Casa 29

Para os amentes de livros, neste sábado, 3 de agosto, teremos o lançamento do romance Vento de Fogo de Luís Dill. O evento ocorre das 11h às 12:30hs e conta com a presença de escritores convidados onde vão comentar sobre a obra num formato de bate papo.

Em uma breve sinopse Vento de fogo se passa em 1904 na pequena Forquilha Seca, interior do Rio Grande do Sul. Lá um estancieiro sofre uma enfermidade e passa a ouvir os mortos. Pelo menos é o que dizem. Com dois metros de altura e saudoso do Império, ele casa com a filha de seu rival político sem consentimento e, conforme as más-línguas, recruta exército para derrubar a República. Quando um destacamento militar chega, a verdade não importa mais.

O lançamento será no Instituto Ling com entrada franca. Você pode adquirir o livro no lançamento ou entrando em contato com a Editora Casa 29.

Os 200 anos da Imigração Alemã

Agora para aprecia visitar exposições, temos A Porto Alegre dos Alemães: um panorama da cidade a partir da presença teuta. Uma exposição que celebra o Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, a exibição busca pontuar os principais marcos históricos do processo que culminou com o estabelecimento definitivo de 39 imigrantes alemães em território nacional. Trazendo as transformações e as contribuições geradas pelos imigrantes de fala alemã na capital gaúcha, desde as atuações militares em importantes conflitos do século XVIII e XIX, chegando à metade do século XX.

As visitas ocorrem até o dia 31 de outubro no Centro Cultural 25 de Julho, com entrada franca. Horários para visitação de segunda a sexta, das 9h às 20h, e aos sábados, das 9h às 18h.

Exposição em Gramado

Convite Paisagem Lírica. Crédito: Divulgação

E para quem estiver na nossa serra gaúcha, neste sábado, dia 3 de agosto, abrirá a primeira exibição do médico anestesista Fábio Petry. Celebrando seus 15 anos de trajetória, em uma seleção de um acervo com aproximadamente 100 mil fotografias ele traz ao público a visão dele por meio das fotos. Uma arte que faz parte da sua vida ao longo desses anos, com isso surgiu a mostra Paisagem Lírica.

A exibição reúne algumas fotos do seu acervo e estará aberta ao público até o dia 30 de agosto. As visitas ocorrem no Centro Municipal de Cultura Arno Michaelsen, em Gramado, de segunda a sexta, das 8h às 11:30hs, e das 13:30hs às 17:30hs, com entrada franca.

Concertos didáticos no Theatro São Pedro

Concertos Didáticos. Crédito: Vinícius Angeli

Os Concertos Didáticos Banrisul é um projeto que leva ao palco concertos-aula com a Orquestra Jovem, para os alunos do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental, com idades de 8 a 12 anos. São encontros lúdicos e divertidos, conduzidos pelo maestro Evandro Matté, onde une a apresentação e aula para mostrar detalhes sobre os instrumentos e o funcionamento de uma orquestra.

Os encontros tem como objetivo aproximar os estudantes com o universo da música de concerto, sem deixar de lado o repertório popular, tendo também interpretação em Libras. Para isso as Escolas de Ensino Fundamental do Rio Grande do Sul, podem inscrever gratuitamente seus alunos para participar da iniciativa. Serão 10 edições realizadas no segundo semestre deste ano no palco principal do Theatro São Pedro. Para mais informações acesse, bem como o formulário de inscrição acesse o site.

Vou ficando por aqui, espero que vocês possam curtir alguma dessas atrações, importante sempre que puder estarmos valorizando a nossa arte e cultura. Se você tem algum evento e quer compartilhar conosco, fale comigo pelo  e-mail [email protected]. Te vejo no nosso próximo encontro, um forte abraço do Thi.