EM 26 ENCONTROS

Cinemateca Paulo Amorim abre inscrições para curso de História e Linguagem do Cinema Internacional

O curso terá 26 encontros e abordará a história do cinema e da linguagem audiovisual sob diversos aspectos artísticos, estéticos e técnicos

Sala Paulo Amorim reformada - Foto: Fernanda Pucurull
Sala Paulo Amorim reformada - Foto: Fernanda Pucurull

A Cinemateca Paulo Amorim, localizada na Casa de Cultura Mário Quintana, no Centro Histórico de Porto Alegre, está com inscrições abertas para o curso sobre História e Linguagem do Cinema Internacional, ministrado pelo jornalista e pesquisador Danilo Fantinel a partir do dia 18 de abril. O curso terá 26 encontros e abordará a história do cinema e da linguagem audiovisual sob diversos aspectos artísticos, estéticos e técnicos.

As aulas serão realizadas de forma híbrida, on-line nas quintas-feiras à noite e presencialmente aos sábados pela manhã na sala Eduardo Hirtz. A Cinemateca é uma instituição vinculada ao Instituto Estadual de Cinema, da Sedac (Secretaria de Estado da Cultura).

Os participantes que assistirem a 70% das aulas receberão certificados. Com inscrições gratuitas, o curso é oferecido em contrapartida ao convênio realizado com o governo federal para a modernização da Cinemateca Paulo Amorim.

Danilo Fantinel é jornalista, mestre e doutor em Comunicação e Informação, com experiência em pesquisa e ensino na área do cinema. Além disso, ele é integrante de grupos de pesquisa sobre comunicação e cinema, e editor do website Cinematron. 

Confira a programação do curso

 Dias 18 e 20 de abril – O primeiro cinema e o surgimento da linguagem clássica, com exibição do filme Cabiria (1914), de Giovanni Pastrone. 

 Dias 25 e 27 de abril – A escola russa e as vanguardas europeias, com exibição do filme O Gabinete do Dr. Caligari (1920), de Robert Wiene. 

 Dias 2 e 4 de maio – Do surgimento do cinema no Brasil aos grandes estúdios brasileiros, com exibição de Ganga Bruta (1933), de Humberto Mauro 

Dias 9 e 11 de maio – O som no cinema, era de ouro de Hollywood e a consolidação dos gêneros cinematográficos, com exibição de Uma Rua Chamada Pecado (1951), de Elia Kazan

Dias 16 e 18 de maio – Transição para o cinema moderno, com exibição de Cidadão Kane (1941), de Orson Welles

Dias 23 e 25 de maio – Neorrealismo italiano, com exibição de Roma, Cidade Aberta (1945), de Roberto Rossellini, ou Ladrões de Bicicletas (1948), de Vittorio De Sica, ou A Terra Treme (1948), de Luchino Visconti

Dias 30 de maio e 1 de junho – Nouvelle Vague: o novo cinema francês, com exibição de Os Incompreendidos (1959), de François Truffaut

Dias 6 e 8 de junho – O cinema novo no Brasil, com exibição de Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), de Glauber Rocha

Dias 13 e 15 junho – Cinema marginal e cinema da Boca, com exibição de O Bandido da Luz Vermelha (1968), de Rogério Sganzerla 

Dias 20 de junho – Cinema argentino 

Dias 27 e 29 de junho – Cinema negro, com sessão de A Negra de… (1966), de Ousmane Sembène 

Dias 4 e 6 de julho – Brasil: Embrafilme, a queda e a retomada do cinema nacional, com sessão de Carlota Joaquina, Princesa do Brazil (1995), de Carla Camurati.

Dia 11 de julho – Cinema japonês 

Dia 18 de julho – A nova Hollywood e cine independente 1980/2000 

Dia 25 de julho – Cinema contemporâneo – pós-moderno, independente, diverso 

O programa completo do curso e o link para inscrições aqui.