Promovido pela Comissão Oficial do Bicentenário em parceria com HMF Cultura, Ruimara Stein Produções e Valkyria Filmes, uma sessão de cinema reúne convidados e coloca em debate as relações entre imigração e o segmento de produção audiovisual no Estado. O evento ocorre na noite de segunda-feira (29), às 20h, no CineBancários, em Porto Alegre.
Assim, o objetivo do encontro é celebrar o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. Mas não só, também debater a situação e os investimentos públicos e privados no setor do audiovisual.
Para isso, estarão entre os convidados profissionais da cadeia produtiva do audiovisual do Rio Grande do Sul, Secretários de Cultura, Prefeitos das cidades de colonização alemã, representantes da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), do governo do Estado; da SAV (Secretaria de Audiovisual) do Ministério da Cultura e da Ancine (Agência Nacional de Cinema). Também está prevista a presença de convidados do governo da Alemanha, através do Consulado Alemão no RS; reitores de universidades da região, além de acadêmicos e pesquisadores da imigração alemã no Brasil.
Documentários
No dia, ainda haverá exibição de dois documentários dirigidos por cineastas nascidas em Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos. São elas: Ruimara Stein (hoje radicada em Ivoti – RS) e Angelisa Stein (hoje radicada em Londres – Inglaterra).
Com 29 minutos, “Fremd, O Estrangeiro” (2021), escrito, produzido e dirigido por Angelisa Stein, será o primeiro a rodar na telona. O segundo documentário da noite é o filme ainda inédito “Ivoti – O jardim da Imigração Alemã | 200 anos de História e Legado”. Finalizado em julho de 2024, o filme tem 19 minutos e foi produzido e dirigido por Ruimara Stein, com roteiro de Henri Figueiredo.
Debates
Por fim, após a exibição dos filmes os convidados poderão participar de duas mesas de debates, ambas com meia hora de duração. A primeira mesa terá como tema a “Celebração do Bicentenário e a questão migratória no mundo”. Em seguida, no segundo momento, o tema será os “investimentos e o panorama na reconstrução do audiovisual no RS”.