Porto Alegre e Rio Grande do Sul - Em março, o Clube de Cinema de Porto Alegre e a Sala Redenção retomam sua parceria apresentando o “Ciclo de Cinema de Animação”. A animação francesa “As Bicicletas de Belleville” é o primeiro filme exibido no ano, com sessão no dia 11, terça-feira, às 19h. A exibição é seguida de conversa com os integrantes do cineclube.
“O Clube de Cinema de Porto Alegre e a Sala Redenção convidam todos a se encantarem com a magia da animação e sua riqueza artística no nosso Ciclo de Cinema de Animação em 2025!”, disse a UFRGS em comunicado.
A entrada é franca e aberta à comunidade em geral. A Sala Redenção está localizada no campus central da UFRGS, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333.
Arte milenar
Muito antes do cinema, a animação já existia. O teatro de sombras chinês, a Lanterna Mágica e o efeito phi – a ilusão do movimento – foram os primeiros passos do espetáculo audiovisual.
Com o tempo, a técnica evoluiu da produção artesanal para a indústria cinematográfica, sendo impulsionada por estúdios como a Walt Disney Pictures. Além do entretenimento, a animação também moldou os efeitos visuais e expandiu as fronteiras do cinema.
Neste ciclo, a organização selecionou animações do século XXI inspiradas em histórias em quadrinhos e livros ilustrados. Mas a programação não se limita ao universo infantil ou fantástico, contando com documentário e biografia animados e animação nonsense.
Amplamente premiado
O longa é o primeiro filme do diretor Sylvain Chomet e foi indicado para mais de trinta premiações, concorrendo ao Oscar de melhor animação em 2004. Com um estilo de desenho mais manual do que computadorizado – e que deixa o realismo de lado para mostrar as panturrilhas anormalmente gigantes de Champion, o protagonista -, o filme é uma aventura cativante. Com poucos diálogos e estilo que vai de encontro a outras animações da época, “As Bicicletas de Belleville” é um clássico do cinema animado.
Mais informações
- Site – ufrgs.br/difusaocultural
- Instagram – @salaredencao