Centro Cultural da UFRGS oferece oficina gratuita de jongo

O jongo é uma das danças mais antigas do país, e também uma das tradições musicais precursoras do samba.

Foto: Ramon Moser / DEDS – UFRGS
Foto: Ramon Moser / DEDS – UFRGS

Manifestação da cultura afro-brasileira, o jongo é uma prática que, em sua complexidade, envolve dança, música, festa e culinária, entre outros elementos.

Na próxima quinta-feira (18), às 19h, o Centro Cultural da UFRGS recebe o grupo Brincantes do Paralelo 30 para uma oficina de jongo aberta ao público em geral. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio de formulário disponível neste link.

O jongo é uma das danças mais antigas do país, e também uma das tradições musicais precursoras do samba. Cada coletivo que vivencia o jongo tem seus toques próprios, suas danças, seus cantos e organiza sua roda de maneira particular.

Nesta oficina, os participantes experienciam o jongo a partir das sabedorias aprendidas pelo grupo Brincantes do Paralelo 30 com as mestras Fatinha e Rê, do jongo do Tamandaré, em Guaratinguetá, São Paulo.

Projeto de Extensão ligado ao curso de licenciatura em Dança da UFRGS, o Grupo de Brincantes do Paralelo 30 completa 20 anos de atuação em 2024. Seu trabalho é dedicado à investigação e à proposição de oficinas e intervenções artísticas com foco em dança e música no universo das culturas populares.

A oficina de jongo com os Brincantes do Paralelo 30 ocorre na Sala Paineira do Centro Cultural da UFRGS, na Rua Eng. Luiz Englert, 333 – campus central.

A entrada é franca, mediante inscrição, mas contribuições espontâneas podem ser feitas diretamente para o grupo.