CRIATIVIDADE E IMAGINAÇÃO

CCMQ terá oficinas de experimentação artística para crianças

Objetivo é despertar a criatividade e a imaginação, com crianças e adultos experimentando a expressão de suas ideias por meio das artes visuais

Casa de Cultura Mário Quintana. Foto: Leandro Osório/Especial Palácio Piratini
Casa de Cultura Mário Quintana. Foto: Leandro Osório/Especial Palácio Piratini

O CDE (Centro de Desenvolvimento da Expressão) preparou uma programação gratuita de oficinas de experimentação artística. A iniciativa visa o público infantil. O CDE tem vínculo com a Sedac (Secretaria de Estado da Cultura).

O nome da iniciativa é “CDE Aberto”. Ela acontece nos dias 14, 21 e 28 deste mês, das 15h às 17h. O local é o 5º andar da CCMQ (Casa de Cultura Mario Quintana – Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico, Porto Alegre).

O CDE direciona a atividade para o público de quatro a 13 anos e irá oferecer experiências na produção de trabalhos artísticos. A abordagem será lúdica, em ambiente alegre e descontraído. As vagas são limitadas, por ordem de chegada, sem necessidade de inscrição prévia. 

Assim, nos três domingos, durante duas horas, as portas do ateliê do CDE permanecerão abertas. Haverá materiais de artes visuais à disposição para experimentação. Os participantes e seus familiares poderão entrar no ateliê e, com o material disponível, produzir imagens, desenhos, pinturas em papel, colagens e objetos tridimensionais com papelão, entre outros.

Objetivos

O objetivo é proporcionar uma atividade de livre expressão. E, ainda, despertar a criatividade e a imaginação, com crianças e adultos experimentando a expressão de suas ideias por meio das artes visuais. O projeto atende a uma demanda do público que frequenta a CCMQ aos finais de semana.

Nas oficinas, os arte-educadores do CDE estimulam a criação e a reflexão por meio da interação e do diálogo. As atividades partem, assim, dos interesses dos participantes para realizar propostas e tornar a experiência artística mais profunda e viva.

Assim, ficam disponíveis na mesa do ateliê materiais como papéis, giz, lápis de cor, canetas hidrocor, tintas, pincéis, tesouras, colas, linhas, tecidos, papelão e embalagens, entre outros. Por fim, o CDE aberto é ministrado por Ceila Oliveira e Vladimir Cavalheiro, servidores de carreira da Sedac.