A CCMQ (Casa de Cultura Mario Quintana), apresenta a exposição Verter, sobre a maré feminista da América Latina. A abertura está marcada para a próxima terça-feira (16), às 18h, no Espaço Maria Lídia Magliani, com obras de um coletivo formado por seis artistas.
Após tingir a água da CCMQ de verde por um dia, o grupo retorna à instituição com registros fotográficos e audiovisuais da ação realizada em 21 de março. Haverá uma instalação pensada para o local.
O projeto Verter foi concebido em 2021. Agora, ele é concretizado pelas artistas Andressa Cantergiani, Anna Ortega, Cristina T. Ribas, Érica Saraiva, Manoela Cavalinho e Raquel Brust, pretende abordar os direitos reprodutivos por meio da arte.
Ademais, para as integrantes do coletivo, a exposição é uma celebração do contágio verde e uma oportunidade de conexão com o movimento, destacando a importância do cuidado mútuo e da autonomia dos corpos. Assim, segundo Germana Konrath, diretora da CCMQ, a mostra contribui para fomentar o debate sobre o tema e representa a abertura ao diálogo e à reflexão promovida pela arte contemporânea.
“Receber essa proposta artística na CCMQ sinaliza para a abertura ao diálogo, à necessária desacomodação que a arte contemporânea tem a capacidade de provocar, por meio de um viés sensível, que agora ganha espaço em uma instituição frequentada pelos mais diversos públicos”, afirma.
Serviço
Abertura da exposição Verter
Andressa Cantergiani, Anna Ortega, Cristina T. Ribas, Érica Saraiva, Manoela Cavalinho e Raquel Brust
Data: 16/04, terça-feira
Horário: 18h
Local: Casa de Cultura Mario Quintana, Espaço Maria Lídia Magliani (5º andar)