O histórico Casarão dos Bina, localizado no distrito de Barro Vermelho, em Gravataí, na Região Metropolitana, servirá, a partir de 29 de novembro, como local-sede, em três salas, para oficinas gratuitas de artes cênicas e visuais, música e literatura. a iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Gravataí e o Sesc-RS (Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul).
Podem ter acesso às atividades crianças e adolescentes de 6 a 14 anos com renda familiar per capita de até dois salários mínimos. As inscrições para as oficinas já estão abertas e ocorrem na unidade do Sesc Gravataí, na Rua Anápio Gomes, número 1241.
Ao todo, a iniciativa oferece 280 vagas com preenchimento de acordo com a ordem de inscrição e preferência para dependentes de comerciários, por se tratar de atividade realizada em parceria com o Sesc.
Crianças e adolescentes do público em geral que se enquadram nas regras e limites de renda familiar também podem se inscrever. Para manter a participação nas oficinas, é preciso ter presença mínima em 75% das atividades.
Para realizar a inscrição é preciso cumprir os seguintes requisitos:
- Possuir Credencial SESC, que pode ser feita pelo app SESC RS ou na unidade do Sesc Gravataí;
- Apresentar declaração de baixa renda na faixa de até 2 salários mínimos per capita;
- Assinar termo de compromisso;
- Sinalizar qual ou quais oficinas deseja participar, de acordo com o turno e disponibilidade de vaga.
O lançamento do projeto ocorre em Gravataí na próxima quinta-feira (28), às 10h, em evento com autoridades, parceiros, imprensa e comunidade em geral.
Casarão estará aberto para visitação geral
Assim, além das oficinas culturais, o casarão também servirá como espaço de memória e estará aberto para visitação do público em geral a partir do dia 29. Itens doados pela família de Carlos Bina e que pertenceram ao patriarca ficarão expostos em uma parte do prédio para recontar a história do icônico proprietário. Além disso, a prefeitura irá instalar uma escola de educação ambiental em um dos cômodos do Casarão.
O Casarão dos Bina fica às margens da RS-030, numa área que representa a transição entre as zonas urbana e rural da cidade. A obra é de autoria do construtor Antônio Dias Fialho, ainda no século XIX. Recentemente o local passou por restauração.
O prédio foi vendido e tornou-se propriedade de Dario Barbosa no século XX até ser, finalmente, comprado por Carlos Bina, em 1937. Bina era descendente de italianos e mudou-se de Porto Alegre para Gravataí com a família em função da filha, Maria Maristany, que havia passado em concurso para lecionar no Município.