Após quase quatro meses fechada em decorrência da enchente, a Casa de Cultura Mario Quintana, localizada em Porto Alegre, vai reabrir suas portas em 14 de agosto.
Uma cerimônia na Travessa dos Cataventos, às 18h30, marcará a retomada das atividades. A partir do dia seguinte (15), a Casa volta a estar aberta para visitação nos horários regulares, de terça-feira a domingo, das 10h às 20h.
A cerimônia será um momento de celebração do reencontro da comunidade com o centro cultural. Aberto ao público, o evento contará com a participação de autoridades, de representantes de patrocinadores e de apoiadores da Casa de Cultura Mario Quintana.
A animação da noite ficará por conta da cantora Jessie Jazz e de sua banda.
Fotógrafo
A cerimônia também será marcada pela inauguração de uma mostra especial do fotógrafo sul-africano Gideon Mendel. O artista é conhecido por suas fotografias de desastres climáticos . Em maio deste ano, ele esteve em Porto Alegre e na Região Metropolitana para registrar a enchente histórica.
As imagens fazem parte do projeto Drowning world (em tradução livre, Mundo se afogando), que o artista desenvolve desde 2007. Agora, na exposição Reflexos da Emergência, realizada em parceria com o Centro Cultural da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), o público poderá ver as vidas dos gaúchos afetados pelas enchentes através das lentes de Mendel, em fotografias de grande formato penduradas na fachada da Casa de Cultura Mario Quintana.