MEMÓRIA E ESPAÇOS

Artista promove caminhada no entorno da UFRGS e da Redenção como parte de exposição

Até o final da mostra estão previstas mais duas ativações. Todas as atividades têm entrada franca e aberta à comunidade

Foto de dentro para fora de uma janela no Parque da Redenção, em Porto Alegre. A imagem mostra árvores do lado de fora do quiosque art déco
Foto: Anderson Astor

A artista Maria Ivone dos Santos recebe o público nesta sexta-feira (15), às 15h, para a “Ativação III”. Essa é uma ação paralela à mostra “Performance do arquivo: extensões”, em cartaz no Centro Cultural da UFRGS.

A atividade consiste em uma caminhada no entorno do campus centro e Parque Farroupilha (Redenção), espaços relacionados a obras que integram a exposição, como “Endereçamento: vendo o entorno” (2025). Esta referencia o quiosque art déco presente no lago do parque. O percurso parte do próprio expositivo, na Sala Laranjeira, no segundo andar do Centro Cultural.

Até o final da mostra, no dia 10 de setembro, estão previstas mais duas ativações. Todas as atividades têm entrada franca e aberta à comunidade em geral, sem inscrições prévias. O Centro Cultural está localizado na Rua Eng. Luiz Englert, 333, campus centro da UFRGS.

Mais de duas décadas de pesquisa

A obra faz parte da pesquisa “As Extensões da Memória: a experiência artística e outros espaços”, desenvolvida na UFRGS por Maria Ivone desde 2004. A partir da fotografia, do vídeo, da instalação e de publicações, o projeto analisa de que modo a arte penetra e questiona as relações de poder presentes nos contextos urbanos e ambientais, públicos e privados. 

Diversos pontos da Capital

A exposição “Performance do arquivo: extensões” faz parte do projeto Percurso da/do Artista, que retorna após um hiato de cinco anos. Realizado pelo DDC-PROREXT-UFRGS, a iniciativa coloca em evidência o trabalho artístico de artistas-docentes do IA/UFRGS (Instituto de Artes da Universidade).

A obra de Maria Ivone também tem gradualmente se espalhado por diferentes pontos de Porto Alegre, por meio da colagem, em tapumes, de cartazes da obra “Enunciados em trânsito: três questões”: “O que diz a água?”, “O que diz a terra?”, “O que dizem as cinzas?” (2025); e “O que foi sonhado?”, “O que foi construído?”, “O que resiste ao tempo?” (2007/2025).

Desde 2022, o material vem passando por um processo de sistematização, que inclui uma versão online

Sobre Maria Ivone dos Santos

Nascida em Vacaria, em 1958, Maria Ivone vive em Porto Alegre e é artista plástica, professora e pesquisadora. É mestre e doutora em Artes pela Universidade de Paris I Panthéon – Sorbonne. Leciona, desde 1998, no Departamento de Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do IA/UFRGS. Coordena o projeto de pesquisa “As Extensões da Memória: a experiência artística e outros espaços” e o grupo de pesquisa “Veículos da Arte”.