A Biblioteca Pública Infantil Lucília Minssen, instituição da Sedac (Secretaria de Estado da Cultura), promove a partir desta sexta-feira (1º) uma campanha de arrecadação de bonecas negras. A iniciativa integra a programação do Novembro Negro da Sedac e busca conscientizar sobre a importância da representatividade no desenvolvimento infantil.
A Biblioteca aceitará bonecas de qualquer material, desde que estejam em bom estado. A entrega deve ocorrer diretamente na Biblioteca, que funciona no 5º andar da CCMQ (Casa de Cultura Mario Quintana), de terças a sextas-feiras, das 10h às 17h, e aos sábados, das 14h às 18h.
“A campanha foi pensada com o objetivo de transformar a Biblioteca em um ambiente mais acolhedor também para as crianças negras. O acervo, a programação e todos os espaços da instituição precisam ser representativos e mostrar que todas as crianças são bem-vindas na Biblioteca Lucília Minssen”. Quem ressalta é a coordenadora do SEBP (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas), Ana Maria de Souza, que também é diretora da BPE (Biblioteca Pública do Estado).
No fim do mês de novembro, a iniciativa irá expor as bonecas na Vitrine do Brinquedo e na Brinquedoteca da instituição. Além disso, após a exposição, a Biblioteca vai utilizá-las para atividades lúdicas e educativas.
Sobre a Biblioteca
Em outubro, a Biblioteca Pública Infantil Lucília Minssen completou 70 anos. A instituição possui um acervo de cerca de 17 mil volumes, aos quais se somam folhetos, periódicos, gibis e jogos.
Assim, as obras podem ser retiradas por meio de empréstimo ou manuseadas no local. A Biblioteca também promove atividades como contação de histórias e oficinas, direcionadas a estudantes e ao público em geral.
Para agendamento de escolas e outras informações, entre em contato pelo e-mail [email protected]. A programação cultural da instituição está disponível no Instagram @bibliotecaluciliaminssen.