BRINCADEIRAS E VIVÊNCIAS

Biblioteca Lucília Minssen promove espetáculo teatral infantil

Espetáculo “A Traça Biblió e o Poeta – Brincando com os Versos de Carlos Urbim” ocorre no dia 16 de agosto

Desde 1990, Biblió vem sendo interpretada por Dinorah Araújo em projetos teatrais que promovem o incentivo à leitura - Foto Clara Albuquerque / Divulgação Biblioteca Lucília Minssen
Desde 1990, Biblió vem sendo interpretada por Dinorah Araújo em projetos teatrais que promovem o incentivo à leitura - Foto Clara Albuquerque / Divulgação Biblioteca Lucília Minssen

A Biblioteca Infantil Lucília Minssen* promove o espetáculo “A Traça Biblió e o Poeta – Brincando com os Versos de Carlos Urbim”. A apresentação ocorre no dia 16 de agosto (sábado), às 16h. A entrada é gratuita. 

A peça apresenta a personagem Biblió, uma traça que conta a sua história e recita os poemas do “Caderno de Temas”, escrito por Carlos Urbim. Protagonizada e dirigida por Dinorah Araújo, a montagem aborda, por meio dos versos do escritor, a temática da infância, suas brincadeiras e vivências na escola e na família. O cenário da peça e a trilha musical proporcionam um ambiente lúdico, no qual as crianças podem se identificar. 

Sobre a personagem 

A Traça Biblió é uma personagem criada por Carlos Urbim, em “Uma Graça de Traça” (1987). Por amar os livros, ela decidiu preservá-los em vez de roê-los, se tornando a guardiã da biblioteca infantil de uma velha escola. Desde 1990, Biblió vem sendo interpretada por Dinorah Araújo em diversas montagens e projetos teatrais que promovem o incentivo à leitura e à preservação dos livros, com uma linguagem alegre e direcionada ao público infantil. 

“Estou muito feliz por voltar a encenar a peça na Lucília Minssen, devido à afinidade da temática da personagem e da peça com a Biblioteca, um lugar muito especial”, afirma Dinorah.  

Somando todos os projetos nos quais vem atuando com a personagem, “Biblió” contabiliza mais de 800 apresentações, para um público superior a 107 mil espectadores.

Sobre o escritor

Carlos Urbim nasceu em Santana do Livramento, na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. A infância nessa região, o folclore e a história do Estado foram inspiração para os seus mais de 20 livros de prosa e poesia.

Urbim se mudou aos 19 anos para Porto Alegre, onde se formou em Jornalismo pela UFRGS. Trabalhou na área da comunicação por 33 anos, tendo sido editor em diversos veículos, como o jornal Zero Hora e a RBS TV. Também desenvolveu e produziu textos para documentários e programas especiais.

Em 1984, lançou sua primeira publicação destinada ao público infantil, “Um Guri Daltônico”. Foi escolhido, em 2009, como patrono da 55ª Feira do Livro de Porto Alegre. Faleceu aos 67 anos, em Porto Alegre.

Serviço

Apresentação da peça “A Traça Biblió e o Poeta – Brincando com os Versos de Carlos Urbim”
  • Quando: Dia 16 de agosto (sábado), às 16h
  • Onde: Biblioteca Infantil Lucília Minssen, no 5° andar da Casa de Cultura Mario Quintana
  • Entrada gratuita

*Instituição da Sedac (Secretaria da Cultura)