Porto Alegre e Rio Grande do Sul - Uma batalha de rimas ao vivo chamou a atenção de quem entrava no SSB (South Summit Brazil) na manhã desta sexta-feira (11). Logo no acesso ao Cais Mauá, seis jovens participantes dos Centros de Juventude do POD (Programa de Oportunidades e Direitos) sob condução dos MCs DKG Dekilograma e Negra Jaque realizaram uma disputa de criatividade, conhecimento e talento.
Por meio de rimas musicadas, os jovens mandaram seus recados sobre temas sorteados, como inovação, lealdade e sonho. Assim, a iniciativa finalizou as ações sociais desta edição da SSB, evento correalizado pelo governo do Rio Grande do Sul.
Participaram da iniciativa o RS Seguro COMunidades, a Sedac (Secretaria da Cultura), a SJCDH (Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos), a CUFA (Central Única das Favelas) e o projeto Batalha das Nações.
Além do prêmio de R$ 2 mil, o vencedor da batalha, Matheus Goulart Trindade, vai se apresentar na Expo Favela 2025. Coube à BPE (Biblioteca Pública do Estado), instituição da Sedac, e à Cufa, oferecer o valor em dinheiro. O objetivo é incentivar a participação dos estudantes.
“É o segundo ano que a Sedac realiza esse encontro dentro do South Summit. É uma oportunidade de ouvirmos o que os jovens pensam, incentivando a criatividade e a coragem desses talentos que são atendidos pelos Centros de Juventude do Estado”, afirmou o secretário de Estado da Cultura em exercício, Benhur Bortolotto.
Com 17 anos, Matheus, morador do Rubem Berta, em Porto Alegre, faz rimas há sete anos e conquistou o prêmio de campeão gaúcho de freestyle. Este é um subgênero do rap com letras improvisadas.
“Adorei o evento hoje, rimei vários tópicos, mas o que mais me marcou foi o racismo, porque a gente que é preto vive isso todo dia, e poder abordar isso num evento tão grande pra um monte de gente que tem a mesma cor que eu foi maravilhoso”, comemorou o campeão, que conquistou o segundo lugar na edição do ano passado.
Sobre o Programa de Oportunidades e Direitos
A Sedac é uma das principais parceiras do Programa de Oportunidades e Direitos (POD), que atende jovens de 14 a 24 anos de idade em situação de vulnerabilidade social. Coordenado pela SJCDH, o POD é uma política pública voltada a criar oportunidades para jovens e melhorar a qualidade de vida nas comunidades.
Em seus seis Centros da Juventude oferece cursos de formação e qualificação profissional, aprendizagem, reforço escolar, assim como atividades de artes, cultura, lazer e esportes que buscam valorizar talentos. A Sedac atua em parceria com o POD, articulando ações de inclusão social por meio da arte e da cultura.