
O governo do Estado está executando duas frentes de obra no Arquivo Público do Rio Grande do Sul, somando investimento de R$ 1 milhão. As intervenções incluem a instalação de dois novos elevadores no prédio 3 e a manutenção corretiva do prédio 2, ambas conduzidas pela Secretaria de Obras Públicas.
A instalação dos elevadores começou em outubro e permitirá que o prédio conte, pela primeira vez, com equipamentos acessíveis a cadeirantes. Os antigos elevadores – um dos anos 1950 e outro dos anos 1980, fora de operação desde 2016 – foram desmontados.
A casa de máquinas recebe novos motores de tração e venezianas de alumínio para proteção contra chuva e luminosidade. A próxima etapa será a impermeabilização da área, com previsão de conclusão no início do segundo semestre de 2026.
A manutenção no prédio 2 iniciou em novembro. O projeto contempla a remoção de revestimentos e do piso, seguida de impermeabilização, além da readequação das luminárias. No terraço, haverá retirada da impermeabilização antiga, recomposição do sistema e ajustes na drenagem. A conclusão está prevista para o início do primeiro semestre de 2026.
Acervo histórico
Fundado em 1906, o Apers ocupa uma área de 5,3 mil metros quadrados e reúne três edifícios construídos entre 1910 e 1950. O conjunto foi tombado em 1991 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae-RS) como patrimônio cultural. Além de preservar documentos, o espaço é referência para pesquisadores e cidadãos interessados na história do Rio Grande do Sul.
O Apers é um departamento da SPGG (Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão) e abriga cerca de 21 milhões de documentos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de registros civis e de livros notariais.
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.