Espetáculo Adolescer volta aos palcos

Há 22 anos em cartaz, o Adolescer se mantém atualizado acompanhando os novos desafios dos jovens e das famílias.

A diretora Vanja Ca Michel e o elenco de 2024. Foto: Divulgação

O espetáculo Adolescer volta ao Teatro CIEE-RS Banrisul, em Porto Alegre nesta sexta-feira (12), às 20h.

Em cena, 11 atores cantam, dançam e interpretam diferentes cenas que representam a transição da infância para a vida adulta, abordando temas que vão desde os hormônios à flor da pele aos momentos bons e ruins vivenciados em casa e na escola.

Após a apresentação, as famílias ainda poderão participar de um bate-papo com a atriz e professora Vanja Ca Michel, que assina o texto e a direção da peça, e a médica pediatra Lucia Diehl falando sobre o comportamento dos adolescentes em tempos de calamidade.

Durante o último mês, a montagem fez uma pausa nas apresentações por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul. Nesse período, Vanja se colocou à disposição para acolher os adolescentes que passam pelas enchentes.

“Os adolescentes já haviam enfrentado a pandemia e agora se depararam com essa tragédia climática sem precedentes no nosso Estado. Acredito profundamente que, superando essas adversidades, se tornarão adultos fortes, empáticos, solidários e preparados para os desafios que a vida apresentar”, reflete.

Atualizado

Há 22 anos em cartaz, o Adolescer se mantém atualizado acompanhando os novos desafios dos jovens e das famílias. A peça mostra os jovens cada vez mais conectados e as consequências disso, como o cyberbullying e o medo irracional de ficar longe do celular, sem deixar de lado temas que ultrapassam gerações, como a ansiedade, a depressão e os transtornos alimentares.

As dificuldades familiares também ganham o palco, com cenas como a de uma mãe sobrecarregada com o trabalho e a maternidade, a angústia causada pela separação dos pais e também com o surgimento de novos integrantes no ambiente familiar, como padrastos e madrastas com filhos de outros casamentos.

Com a retomada das apresentações, o espetáculo quer voltar a dar voz aos jovens, colocando as dores e as delícias da adolescência no palco, mostrando os momentos difíceis, mas também trazendo leveza, alegria e reflexões para o público.

Mais de 20 cenas são intercaladas com coreografias assinadas por Thiago Fernandes e a interpretação de diferentes canções, como a famosa Tempo Perdido, do Legião Urbana, que ganha a voz de todo o elenco, formado por Eduardo Hoy, Guilherme Mello, Inaís Andrade, Isa Vasconcellos, Ju Soares, Lucas D’Castro, Malu Rigo, Marcelo Stravalacci, Matheus Xavier, Miriane Carine e Vitor Fraga.

Ingressos

As entradas para a noite especial de reencontro podem ser adquiridas aqui neste link. Para ajudar as famílias afetadas pelas chuvas, a peça terá opção de ingressos solidários, com desconto para quem doar 1 kg de alimento não perecível ou um produto de higiene pessoal na recepção do teatro.

Os donativos serão destinados aos atingidos pelas chuvas através do programa Todos pelo Rio Grande do Sul.