FILMES

5 Filmes para Aprender História

Filmes para Aprender História (Arte: Rosana Klafke/Agora RS)
Filmes para Aprender História (Arte: Rosana Klafke/Agora RS)

Nestes filmes você conhece um pouco da história do Brasil e do Mundo. Confira:

Adeus Lenin

Onde Assistir: Max e Prime Video

Por meio de um retrato bem-humorado, o filme aborda um momento histórico dos mais importantes para a compreensão do mundo atual. O fim da Guerra Fria, a abertura econômica e política soviética e a queda do Muro de Berlim são contados por meio de um drama familiar.

Guerra de Canudos

Onde Assistir: YouTube

Inspirado no clássico livro “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, o filme relaciona personagens reais e ficcionais. O drama do sertanejo, a violência da República Brasileira recém-inaugurada e as motivações do massacre do Arraial de Canudos são discutidos brilhantemente.

1492: a conquista do paraíso

Onde Assistir: YouTube

Conta a história da chegada espanhola no território americano sob o comando de Cristóvão Colombo. A Cultura Renascentista, as incertezas da viagem, o choque cultural com os povos nativos e a violência desencadeada pela ação dominadora dos espanhóis são muito bem abordados e com uma fotografia fantástica.

Cartas de Iwo Jima e A Conquista da Honra

Onde Assistir: Prime Video

Nestas duas brilhantes produções são retratadas visões distintas do mesmo episódio histórico, a Batalha da Ilha de Iwo Jima durante a Segunda Guerra Mundial. No primeiro título, o diretor Clint Eastwood retrata a visão japonesa da guerra e da batalha. Muitos elementos da cultura japonesa são destacados e a violência da guerra é exposta no filme. No segundo título, A Conquista da Honra, a mesma batalha é retratada por Clint Eastwood com os mesmos atores ocupando posições de protagonistas e coadjuvantes distintas. Nessa perspectiva, é apresentada a visão dos militares norte-americanos. Toda brutalidade e irracionalidade de uma guerra dessas proporções são retratadas de forma crua e didática.

Apocalypse Now

Onde Assistir: Prime Video

Discute de forma densa e tensamente o impacto psicológico da violência da Guerra do Vietnã sobre oficiais, soldados e população envolvidos no conflito. Aborda a influência do neocolonialismo europeu sobre a população asiática, as ações secretas do alto comando militar norte-americano e da CIA e a história de um curioso personagem, o Coronel Boina Verde Walter E. Kurtz. Tudo isso apresentando como pano de fundo conceitos da filosofia existencialista.