Yeda Crusius é a mais nova deputada federal pelo Rio Grande do Sul

A ex-governadora Yeda Crusius, do PSDB, assumiu como deputada federal pelo Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (5). A política até então era suplente, mas devido as Eleições Municipais de 2016, a composição da bancada gaúcha em Brasília foi modificada.

Yeda Crusius assume no lugar de Nelson Marchezan Júnior (PSDB), que renunciou do cargo de deputado federal para ser prefeito de Porto Alegre. A posse ocorreu no gabinete do presidente da Câmara de Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em cerimônia rápida.

A política vai ocupar a vaga deixada por um “rival de partido”, pois Marchezan e Crusius não possuem uma boa relação. Durante a posse, Yeda disse que vai atuar em favor de reformas do país e de políticas para as mulheres. Ela afirmou que vai trocar a equipe de gabinete deixada pelo novo prefeito de Porto Alegre.

A tucana não pôde participar da cerimônia de posse coletiva, que ocorreu na última segunda-feira (2), porque estava de viagem com a família no exterior. A política, que voltou a fazer parte da bancada gaúcha, tem uma longa trajetória na política.

Yeda Crusius, aos 72 anos, é professora de economia, foi deputada federal por três mandatos, ministra do Planejamento no governo Itamar Franco e governadora do Rio Grande do Sul entre 2007 e 2010. Confira a biografia da política.