Com gol marcado por Maicon, de pênalti, o Grêmio venceu o São Paulo-RS na noite desta quarta-feria, na Arena. A terceira vitória seguida na competição serviu para deixar o time na 8ª posição, com 13 pontos, e dar razão a Renato Portaluppi. Quando os resultados ruins no Gauchão se acumulavam, no início da disputa, o treinador garantiu a classificação do time para as quartas de final.
O jogo foi praticamente de um time só. A equipe da Zona Sul do Estado é a última da tabela e viu o Tricolor dominar a posse de bola durante todo o tempo. Mesmo sem uma criação de jogadas inspirada, o volume de jogo apresentado pelos gremistas amassou o São Paulo.
Renato mandou a campo Cícero no meio e formou a dupla de frente com Éverton e Hernane Brocador, na lateral direita, Leonardo teve chance no lugar de Madson que ficou de fora devido a uma amigdalite. Na segunda etapa Alisson e Thonny Anderson entraram na partida e a superioridade do time da casa ficou ainda mais evidente.
Assim o time do interior não conseguiu resistir e, aos 20 minutos do segundo tempo, Alisson foi derrubado por Janderson dentro da área e o árbitro Márcio Coruja, em cima do lance, marcou a penalidade. O capitão Maicon bateu com segurança e saiu para a comemoração.
Outro ponto importante da partida foi a volta do volante Arthur. De fora dos jogos desde a final da Libertadores, o jogador se recuperou de lesão e entrou em campo aos 35 do segundo tempo. A sua utilização pode ser um indício de possível escalação no Gre-Nal do próximo domingo.
O time de Renato ainda torce por um tropeço do Juventude, em partida contra o São José, amanhã em Porto Alegre, para chegar na última rodada já classificado, no mínimo, na oitava posição. Restaria, assim, apenas a definição dos confrontos da próxima fase do campeonato depois do resultado do clássico, que será disputado no Beira-Rio.