A vítima fatal do tiroteio entre traficantes que resultou em uma morte e deixou três feridos, na zona Sul de Porto Alegre, foi identificada como Thaís Alexandra dos Santos, de 16 anos. A adolescente estava em um dos carros de traficantes de facções rivais que participaram da troca de tiros, que ocorreu no final da tarde de quinta-feira (8), na avenida Icaraí, no Cristal.
Para a Polícia Civil, o provável objetivo dos criminosos era executar o homem que estava dirigindo o veículo em que Thais estava. Ele foi identificado como Sílvio César Rodrigues Quadrado, de 37 anos, traficante que controlava a Vila Pedreira, na Vila Maria da Conceição, até o mês de novembro. A finalidade do ataque a tiros seria consolidar o novo comando do tráfico de drogas na região, matando o antigo líder e “destruindo sua força”.
A perda da área dominada pelo traficante já resultou em ao menos outros três homicídios, após diversas ações da Polícia Civil, uma prisão de seis envolvidos feitos pela Brigada Militar, e ação de desafetos tirarem a força do traficante Quadrado.
Durante a troca de tiros, Sílvio César Rodrigues Quadrado foi ferido na perna e levado para atendimento médico no HPS (Hospital de Pronto Socorro) sob custódia da Brigada Militar. Ele portava uma pistola e havia revidado o ataque dos rivais que atiraram contra o carro dele.
O caso já está sendo investigado pela Polícia Civil, que ouvirá os dois presos na ocorrência e analisará câmeras de videomonitoramento, além de colher depoimento de testemunhas.
O tiroteio
No final da tarde de quinta-feira (8), em um momento de intenso fluxo de veículos e pedestres na avenida Icaraí, um Kia Soul e um Hyundai HB20, trafegavam lado a lado, quando ocupantes do Soul iniciaram uma troca de tiros.
Conforme a Brigada Militar, em cada um dos carros estavam traficantes de facções rivais. A adolescente de 16 anos morreu e três pessoas ficaram feridas. Uma mulher que estava em uma parada de ônibus foi atingida por uma bala perdida e é uma das feridas. Os baleados foram encaminhados ao Hospital de Pronto Socorro e ao Hospital Divina Providência.