Cotidiano

Vigilantes realizam protesto por aumento de salários na Capital

Um grupo de pelo menos 60 vigilantes realiza uma paralisação na manhã desta sexta-feira no Centro de Porto Alegre. A categoria reivindica um aumento de 18% nos salários e melhores condições de trabalho, segundo o presidente do Sindicato, Loreni dos Santos Dias. A mobilização ocorre também em Alegrete, Novo Hamburgo, Pelotas, Santana do Livramento, São Leopoldo, além da Capital gaúcha e de municípios do Litoral Norte.
De acordo com Santos Dias, a proposta da patronal, enviada para a categoria nessa quinta-feira, é de um aumento salarial de 6,3%, muito aquém do que desejam os vigilantes. “O ideal para nós é o aumento de 18%. É o que nós vamos buscar. Em outros estados, a categoria recebeu aumento de 9%. É mais do que nos ofertaram, mas queremos aquilo que entendemos ser o mais justo”, disse em entrevista ao site do Correio do Povo.
Além do aumento salarial, os vigilantes querem receber R$ 20 de vale alimentação e a proposta que chegou até o sindicato foi de R$ 0,91. “Nessa quinta, a patronal marcou uma reunião conosco para o dia 25 e vamos esperar até lá. Se a proposta não agradar a categoria, a mobilização deixará de ser apenas uma paralisação e passará a ser greve”, avisou Santos Dias. “O vigilante é um trabalhador preparado. É uma profissão regulamentada e a patronal não quer reconhecer isso. Somos mal tratados por fiscais e patrões, além de ter que lidar com atrasos de pagamentos”, acrescentou.